15 de maio de 2022

Dia Mundial do Livro - Retrospetiva


O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril. É uma data simbólica e importante para a literatura, uma vez que, de acordo com vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare, entre outros. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.


No dia 22 de abril (sexta-feira) a BE comemorou esta data com uma atividade criativa e lúdica, na Sala de professores, no intervalo das 09:40 às 10: 00 horas.
Assim, a equipa da BE selecionou algumas obras de José Saramago (por tratar-se do Centenário do autor) e registou em cartões duas frases/parágrafos (uma mais evidente que a outra) de cada obra para que os professores as identificassem.
De realçar que a equipa “encarnou” vários autores portugueses, que interagiram entre si e leram os excertos das obras de Saramago.
Contámos com as vozes de Camões, Pessoa, Florbela Espanca, Sophia de Mello Breyner, Natália Correia e, como não podia deixar de ser, o nosso querido Al Berto.
Al Berto quis aproximar-se demasiado de Pessoa e este respondeu-lhe: “Vai chatear o Camões!" Dito e feito, Al Berto corre, rouba o manuscrito de Camões e lê-o expressivamente ao público, destacando a “ignorância” que antevia em relação aos conhecimentos sobre Saramago!
O público não levou a mal e participou com “engenho e alma”.
No final, ainda houve chá com biscoitos!

O balanço foi muito positivo e , sobretudo, divertido.

Tivemos logo “encomendas” para novos encontros com estes e outros autores.




Dia Mundial do Livro 2022 - Kizoa Movie Maker

Sem comentários:

Enviar um comentário

É muito importante, para quem faz a gestão deste blogue, ter a sua opinião sobre os artigos publicados. Participe!! Deixe o seu comentário!!