Ler + Jovem


23-11-2016 - 

Neste dia, e integrando a Semana da Escola, foram entregues aos alunos os certificados de participação no projeto. Todos os alunos receberam um convite, no entanto nem todos puderam estar presentes. 







___________________________

25-05-2016 - 12.ª atividade


Nesta sessão, elaborámos um PowerPoint com a vida e obra da escritora siniense Cláudia de Campos.  Quisemos, desta forma, assinalar o centenário da morte desta mulher que marcou a sua época. 



"Participámos durante 2 anos na iniciativa “O som criador das palavras” na Santa Casa da Misericórdia. Na última quarta-feira do mês, todos os meses, lá íamos nós, prontos para ler um pouco e ouvir outro tanto.
 Foi uma experiência, sem dúvida, enriquecedora. Todo aquele convívio com pessoas que já viveram tanto marcou-nos imenso. Fomos lá há pouco mais de uma semana e as saudades já são muitas… das suas piadas, das adivinhas, das canções… Das histórias menos felizes de quem tanto trabalhou e que nem sempre teve o que merecia…
 Terminámos o nosso projeto com a homenagem prestada à escritora sineense Cláudia de Campos. Mais uma vez lemos para os nossos amigos - excertos da obra da escritora – que eles ouviram atentamente; e mais uma vez nos surpreenderam quando uma das senhoras presentes comentou lembrar-se de, na sua infância, ouvir falar de Cláudia de Campos!
Esperamos que eles se lembrem de nós, que tenhamos conseguido chegar-lhes aos corações como eles chegaram aos nossos. E esperamos que na nossa escola não se percam estas iniciativas tão boas e que se continue a trabalhar com a comunidade e para a comunidade…
Queremos ainda agradecer o enorme apoio da Dr.ª Carla Camocho,a educadora social, que nos acompanhou desde o início da atividade."  
Cláudia, Alexandra, Leonardo e Tiago
 11º B








___________________________

27-04-2016 - 11.ª atividade



Devido a um impedimento do grupo de idosos e por impossibilidade de outra calendarização por parte dos alunos e professores, não se cantou Abril. 

A atividade constava na leitura e audição de poemas e músicas de Manuel Alegre e José Afonso. 

___________________________

24-02-2016 - 10.ª atividade

Desta vez, os jovens leram aos idosos textos selecionados na obra Contos Populares Portugueses de Adolfo Coelho. Esta atividade está integrada na planificação da Semana da Leitura. 


"Fomos, no dia 24 de fevereiro, à Santa Casa, para mais uma sessão de leitura junto dos nossos “velhos” amigos. Como o carnaval era um acontecimento ainda recente, achámos que seria divertido colocarmos umas máscaras, e surpreendê-los, dando logo de início o tom das nossas leituras, de cariz popular, divertido e crítico. Alguns apontaram para nós com ar divertido e crítico: “Carnaval, hem?” Apresentámos, então, o livro que tínhamos escolhido para esta sessão: Contos Populares Portugueses de Adolfo Coelho
Começámos por recordar a história “A formiga e a neve”, lida a duas vozes – a da Cláudia e a da Alexandra – que destaca os vários poderes com que nos defrontamos na vida e como tudo se interliga. Ouviram-nos atentamente. Depois, o Tiago leu o conto “A velha e os lobos”, que destaca a sapiência da idade. Alguns riram-se e teceram os seus comentários… Continuámos, com a uma antiga história de magia e maravilhas, “A cacheirinha”, lida pela Alexandra. E ouvimos o comentário: “Tareia para quem se porta mal!” Após esta, o Leonardo leu “Os três estudantes e o soldado”, e os nossos amigos escutaram-nos atentamente. Concluímos com a leitura da “História do Grão de Milho”, feita pela Alexandra
Após as leituras quisemos saber se eles tinham gostado e se se lembravam de histórias das suas infâncias… e lembravam-se! Ouvimos contos, cantilenas, lenga-lengas e até fados! Foi mais uma sessão de leituras, conversas e recordações! Foi muito bom!"

Alexandra, Cláudia, Tiago e Leonardo
 11ºB




___________________________

27-01-2016 - 9.ª atividade


Nesta atividade, os jovens leram aos idosos textos selecionados na aula de português. A Cláudia, o Leonardo e a Alexandra fizeram um resumo do Cântico de Natal de Charles Dickens; O Tiago leu a lenda "A Dama Pé de Cabra" de Alexandre Herculano, por fim, a Helena e a Maria leram a "Bela Infanta" e a Cláudia leu "A Morena" ambos os textos retirados do Romanceiro de Almeida Garrett. 



       “Nos gostámos muito da ida à Santa Casa da Misericórdia, no dia 27 de janeiro. Pudemos ler vários contos para os nossos idosos. Aproveitámos estarmos a ler textos da época medieval, no 10.º ano, as crónicas de Fernão Lopes e, no 11.º, o romantismo com a recuperação que Almeida Garrett e Alexandre Herculano fizeram das lendas populares, para selecionarmos alguns que interessassem aos nossos amigos.

        Esses contos da época medieval, recolhidos pelos autores acima referidos, foram “A morena”, “ A bela infanta” e a “A lenda da dama pé de cabra”. Também porque o Natal ainda era uma memória recente, contámos a história “Um cântico de Natal” de Charles Dickens. Depois de todos termos lido os nossos contos, os idosos também puderam contar as suas histórias, havendo quem recordasse as lengas-lengas aprendidas na infância, como a do “Soldadinho que foi à guerra”. Também cantaram e recitaram poemas há muito aprendidos e nessa tarde recordados!

          Adorámos esta bela tarde passada na companhia destas pessoas que fizeram do nosso mundo um mundo melhor. Agradecemos a todos eles por esta tarde repleta de bons momentos.” 


Ana Sofia, Maria Miguel e Helena Zhu
10.º B






___________________________

14-01-2016 

Registo dos testemunhos recolhidos durante a atividade de novembro.


     "A última atividade que levámos a cabo, no âmbito do nosso projeto “O som criador das palavras”, no mês de novembro, centrou-se na leitura de alguns textos do poeta Al Berto sobre Sines. Lemos aos nossos amigos da Santa Casa os textos “Jornal de viagem”e “Praias”.
Como sempre, ouviram-nos com atenção. Narrativas de uma Sines mais antiga, de uma paisagem que sendo a mesma é já outra. No fim da leitura, estabeleceu-se a conversa. Aproveitámos, então, a oportunidade para conhecermos melhor aquelas pessoas a quem temos lido desde há um ano. Alguns nasceram noutros pontos do país, mas vieram para Sines muito novos e por cá ficaram, outros são “da terra”.
     Ouvimos, assim, a história de Florival Manuel, toda uma vida dedicada ao trabalho do campo; de Cristiana Cruz, de 90 maravilhosos anos, que nos contou ter ido à escola e ter guardado “A cartilha maternal” de João de Deus, com a qual ensinou o marido a ler - recordou o tempo em que o peixe era vendido na areia da praia, que ela adorava…
     Também Jaime Gonçalves, de 76 anos, mais de cinquenta na vida do mar, recordou a abundância de peixe que havia e como era vendido na areia. João Valadão, que deixou a escola para ir trabalhar e, como camionista, andou um pouco por todo o lado… que gosta de ler, ver filmes de “cowboys” e acha a sua terra o melhor sítio para se passar férias! Fernanda Vilhena, natural de Sines, também, adora o mar, andar de barco, e ler romances! Filomena Lopes e Florivaldo Jesus, namorados que a vida juntou aqui, na Santa Casa, e que gostam de histórias e de passear pela praia de Sines.
     Constantino Pereira, perto de 90 anos, o trabalhador rural, poeta popular, artista festeiro que celebra a vida em cada dia que passa – recordou uma cidade muito mais pequena, de noites iluminadas pelo farol, e lamentou já não haver caminho-de-ferro… Domingos Casabranca, outro poeta popular, outro artista, que tendo tido uma dura vida de trabalho, nos seus setenta e muitos anos, mantém um espírito vivo, irónico e aguçado!
Retivemos estes nomes por terem sido os mais conversadores, mas todos contaram um pouco de si e as suas histórias dariam para muitas páginas! O nosso muito obrigado, por terem partilhado connosco um pouco das suas vidas.

Helena,Cláudia, Rita, Alexandra, Tiago e Leonardo.

10.ºB, 11ºB e 11.ºC 


______________________________

25-11-2015 - 8.ª atividade


Neste dia, os alunos leram o texto "Jornal de viagem" de Al Berto e recolheram as memórias que alguns  ainda guardam das suas  vivências em Sines. Foi escolhido este autor de forma a integrar  a atividade integrar a "Semana da escola". Os testemunhos serão registados pelos alunos e publicados, aqui, posteriormente.



9. JORNAL DE VIAGEM

            

O dia de ontem foi vivido, e pensado, intensamente; quase como um poema.
Cansados, chegámos a Sines – como se tivéssemos chegado a um sítio perdido na paisagem da imensa noite – pelas intermináveis e monótonas auto-estradas que terminam, subitamente, no mar.
É-me sempre difícil chegar a Sines. Aqui passei a infância; e, aqui, muitas vezes, voltei à procura daquilo sabia ter perdido para sempre.
Quantas vezes me traiu, e amou, esta vila? Quantas vezes, com amargura, fugi dela?
«O que destrói a terra, destrói o corpo», disse alguém. A devastada paisagem fazia parte de um corpo cuja memória me é impossível apagar – corpo onde permanece ainda aceso o mistério da criança que fui.
Levantei-me cedo. A Helena e o Joaquim dormem. Sentado junto à lareira transcrevo o início do livro Elle (1899), de Claúdia de Campos: «O relógio da pequena villa de Sutil [Sines], situada em amphitheatro sobre as rochas, à beira do Oceano, fez ouvir no povoado silêncio de uma clara e serena manhã de maio às seis horas. O sol ia dissipando a transparente neblina e despindo a agreste paisagem dos veus da gaze que a envolviam. Cortavam o ar milhares de asas; pela terra os insectos zumbiam. As casas, pouco elevadas, brancas, amarelas, côr de rosa e azues, destacavam-se a pouco e pouco, d’entre as brumas, e recortavam-se umas no horizonte, outras no fundo escuro do pinhal.»
Restará alguma coisa deste «postal ilustrado»?
Lembrei-me, neste instante, de Brígida. Olho fixamente o fogo enquanto o passado também arde em mim – como um clarão de luz sobre o mar. Sinto que há uma estranha eternidade naquilo que amámos e foi destruído.
Ao longe, as gaivotas em voo planado sulcam a salinidade aérea do mar. Encosto a cara ao vidro turvo da janela e deixo passar o tempo.

Al Berto, O Anjo Mudo


___________________________

28-10-2015 - 7.ª atividade

Na primeira atividade deste ano letivo, os jovens apresentaram aos idosos uma retrospetiva fotográfica e audio (duas canções) das atividades desenvolvidas ao longo do ano anterior. 

"No dia 26 de outubro, visitei pela primeira vez, no âmbito do Projeto Ler+Jovem – “O Som Criador Das Palavras”, a Santa Casa da Misericórdia, onde conheci o grupo dos utentes desta instituição com o qual o projeto se realiza. 
Foi uma tarde bem passada, para recordar o ano anterior – o 1.º ano do projeto. A professora Graciosa Reis preparou uma apresentação com imagens e pequenos textos das anteriores. Os alunos apresentaram e recordaram os momentos passados.
Para finalizar o nosso primeiro encontro desde ano o senhor Constantino tocou três músicas na sua harmónica e ainda cantou uma canção. E, pela vontade dele, ficava ali até ao dia seguinte, na maior alegria.
Gostei imenso desta experiência e estou ansiosa pelas próximas ações. Acho que me vou divertir e os nossos novos amigos também."
        
Maria Santa-Bárbara, 10.ºB


Outra opinião de outra aluna que também integrou o grupo, este ano. 



"Gostei muito da primeira atividade que ocorreu no dia 28 de outubro de 2015, na Santa Casa da Misericórdia, no âmbito do Projeto “O Som Criador das Palavras” .
   Gostei da apresentação dos meus colegas. Nesta atividade a parte que gostei mais foi ter conhecido os idosos da Santa Casa. Espero que a próxima sessão continue assim, interessante. Também gostaria que no nosso grupo houvesse mais alunos a participar, para acompanhar e  conviver com os idosos. Acho que esta atividade é boa, porque podemos ocupar pelo menos uma hora de cada mês para ver e estar com  pessoas mais velhas,  com quem podemos também aprender."

Helena Zhu, 10.ºB


Registo fotográfico



Atuação musical do Sr. Constantino Pereira no final da  sessão. (Clicar na imagem para ouvir)
                                                                                       


                          
_____________________________

Ano letivo 2015-16 - 2.º ano do projeto 


Neste segundo ano, registam-se algumas alterações na formação do grupo de alunos que integra o projeto. Devido a novas opções de percursos escolares (mudança de curso e/ou de escola), alguns elementos deixaram de poder participar. Houve, no entanto, manifestações de interesse de  outros alunos para colaborarem com a equipa existente. Assim, neste momento, o grupo de jovens  é composto por dez alunos do ensino secundário.

11.º B 
Alexandra Pina
Cláudia Ribeiro
Leonardo Pita
Tiago Costa

11.º C
Rita Oliveira 

10.º B
Ana Ramalho 
Helena Zhu
Maria Santa Bárbara

1.º TC
Cláudia Martins
Leandro Silva


Este ano letivo, "O som criador das palavras" passa  a integrar o projeto "Sines, Cidade dos Afectos". Projeto assente nas escolas com base no lema "Escola de Afectos, Escola de Sucesso" promovido pela Câmara Municipal de Sines e pela Unidade de Saúde Pública e da UCC de Sines.


_____________________________


No dia 27 de maio, após a realização da última atividade, foi-nos solicitada uma entrevista para a Radio Sines. A psicóloga, Dr.ª Eva Zambujo, que exerce funções na Santa Casa da Misericórdia de Sines e que tem também a seu cargo a produção do programa "Juntos na solidariedade",  pretendia divulgar o nosso projeto  que tem acompanhado de perto.


Assim, a coordenadora do projeto  e professora bibliotecária, Graciosa Reis, a professora da disciplina de português dos alunos envolvidos, Cristina Roque e as alunas Ana Isa Ferreira e Nádia Conceição responderam às suas questões.

O programa foi emitido nos dias 09, 12 e 14 de junho às 11:15, 15:40 e 9.00 respetivamente.



Fica o registo audio da emissão "Juntos na solidariedade" referente ao projeto "O som criador das palavras" (clicar na imagem): 




_____________________________

27-05-2015 - 6.ª atividade


A atividade "Ler o Alentejo" foi a última deste ano letivo.




"Na última quarta feira, dia 27 de maio, os alunos das turmas B e D da escola secundária 3.º CEB Poeta Al Berto visitaram a Santa casa da Misericórdia para mais uma atividade de leitura.


Selecionámos textos dos autores da nossa região, dois deles, entre a assistência, os senhores Domingos Casabranca e Constantino Pereira. O tema foi a poesia, o ser poeta e ser poeta do Alentejo. 

Os textos foram ilustrados com imagens do assunto. Criou-se uma ligação entre a palavra e a imagem de que todos gostaram. No fim, tivemos o prazer de ouvir os idosos (alguns com muito boa voz) a cantar duas canções tradicionais. E terminámos com um pequeno lanche, muito animado."

Leonardo Rita, 10.º B






Registo da leitura de um texto por Alexandra Pina 




Registo da leitura de um texto por Nádia Conceição




_____________________________

15-04-2015 - 4.ª e 5. ª atividades



A atividade "À conversa com Francisco do Ó Pacheco", escritor siniense, calendarizada e preparada para o dia 18 de março não foi concretizada por motivos que impediram, nesse dia, a deslocação dos idosos à biblioteca escolar, local previsto para a realização da mesma. 
Como o último livro escrito pelo nosso convidado, Searas vermelhas de abril, tratava do tema previsto para a atividade a realizar no mês de abril, foram feitas ligeiras alterações à entrevista inicialmente preparada pelos alunos para que, durante a conversa, se abordasse também o tema da Liberdade. Antes de dar início à conversa, foram lidos dois poemas pelos alunos. Um do autor convidado, outro de um idoso presente na sessão, alusivos ao 25 de abril. 

Testemunho de dois alunos envolvidos na atividade:


“No dia 15 de Abril, o escritor sineense Francisco do Ó Pacheco esteve presente numa atividade realizada por alguns alunos de 10.ºB e 10.ºD no âmbito do Projeto “Ler + Jovem, o Som Criador das Palavras”. Esta decorreu durante a tarde na Biblioteca Escolar e contou com a presença de alguns dos idosos da Santa Casa da Misericórdia de Sines.

Foi muito interessante ouvir as respostas do escritor às questões colocadas pelos alunos e pelos idosos. Revelou um conhecimento vasto e profundo da História não só de Sines como também do nosso país.
Respondeu de forma clara a perguntas sobre o 25 de Abril, da sociedade da época e sobre a sua escrita.
Criou um ambiente propício a um discurso variado e estimulante do ponto de vista intelectual e humano.”


Alexandra Pina e Leonardo Rita, 10.ºB

Registo fotográfico




_____________________________

25-02-2015 - 3.ª atividade



"No dia 25 de fevereiro realizámos mais uma atividade com os nossos idosos, na Santa Casa de Sines. Desta vez procurámos fazer algo que fosse divertido para todos os participantes, eles e nós. Assim optámos pelas adivinhas e pelos provérbios. Numa espécie de brincadeira, apelou-se à memória e ao saber antigo, transmitido ao longo de gerações. 

Foi um convívio animado, gostei imenso e senti que eles também se tinham divertido, pois recordaram algumas adivinhas e provérbios que nós não conhecíamos. Rimos, conversámos, e aprendemos!"

Ana Isa Ferreira, 10.ºD



Registo fotográfico do momento. 




_____________________________

28-01-2015 - 2.ª atividade






"No dia 28 de janeiro de 2015 fiz parte de uma ação de voluntariado promovida pela biblioteca escolar da escola Poeta Al Berto em parceria com a Santa Casa da Misericórdia.

Num ambiente cheio de caras alegres, de pessoas que, muitas vezes, têm a solidão como única companhia, foi de bom grado que eu e os meus colegas apresentamos o nosso trabalho: as biografias de alguns dos mais proeminentes escritores e autores populares de Sines e a leitura de excertos das suas obras. 

Dois dos autores estavam presentes, o que tornou tudo mais emocionante.

Pessoalmente, adorei a experiência e, ao olhar nos olhos de todos os idosos e ver felicidade, senti-me realizado."

Carlos Nunes, nº27, 10.ºB



Publica-se, de seguida, a apresentação que foi feita pelos alunos aos idosos. Após cada biografia, o aluno leu um poema ou um pequeno texto de cada um dos autores. 





Fica também o registo fotográfico do momento.








_____________________________

26-11-2014 - 1ª atividade


"No dia 26 de novembro, alguns alunos do 10ºB e do 10ºD fomos ao lar da Santa Casa da Misericórdia juntamente com as professoras Cristina Roque e Graciosa Reis.

Esta visita ao lar enquadrou-se no projeto "Ler+ Jovem" e tinha como objetivo a recolha de informação acerca dos gostos e hábitos literários dos idosos que frequentam o lar. Verdade seja dita, esta visita foi muito mais que uma simples sondagem! Foi uma troca de experiências, um regresso ao passado... O que já era de esperar, pois estar em contato com pessoas que já viveram tanto faz-nos querer saber como era a vida antigamente. Ouvimos, então, história de amor, de guerra e de doenças... histórias que marcaram a personalidade das pessoas que as viveram. Para alguns dos idosos foi o recuperar da memória, para outros, um desabafo de quem não tem ninguém com quem falar.

Mal posso esperar pela nossa próxima visita! Decerto que, tal como nesta, sairei do lar com um sorriso nos lábios, lágrimas nos olhos... enfim, num misto de emoções como se tivesse sido eu própria a viver todas aquelas experiências."

Cláudia Ribeiro, nº10, 10.ºB



Quem são então os nossos idosos? Que hábitos de leitura têm? 
Vamos conhecê- los...

Nesta atividade estiveram presentes 17 idosos. 9 do sexo feminino e 8 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 55 e 94 anos. 
Dos 17, 12 gostam de ler, 5 nem tanto, mas todos gostam de ouvir ler. Há ainda 8 idosos que gostam de escrever poesia e 1 que prefere a prosa.
Quanto ao género de leitura preferido, os gostos são variados: poesia, contos, revistas, jornais, um pouco de tudo.

Por fim, como resposta à pergunta"O que gostaria que fosse lido aqui, por todos nós?", os idosos apontaram sobretudo poesia e contos.

(Estes dados foram obtidos a partir de um inquérito aplicado, individualmente, aos idosos)


Registo fotográfico do momento.










Publica-se o poema lido pela professora Cristina Roque, foi escrito e publicado em livro, por um dos utentes do lar. É dedicado aos utentes do lar. 





______________________


O Projeto  





A Escola Secundária Poeta Al Berto de Sines foi uma das escolas seleccionadas na candidatura nacional ao Projeto Ler+ jovem (3.ª edição 2014-16). O projeto foi concebido pela equipa da biblioteca escolar, tendo como responsável a professora bibliotecária, Graciosa Reis.

A designação atribuída ao projeto -  O som criador das palavras -  foi retirada da frase “O som criador das palavras, a partilha das coisas…” (Dispersos) de Al Berto, patrono da escola. 

Este projeto apresenta como prioridade o envolvimento dos jovens na partilha e promoção da leitura na escola e na comunidade local, junto dos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Sines. 

Com base num plano de atividades variadas e numa periodicidade mensal, procurar-se-á desenvolver e diversificar as competências de ler e de saber estar em que os jovens se assumem como agentes promotores da leitura. 


Objetivos do projeto

- Desenvolver a consciência cívica dos alunos, bem como os hábitos de trabalho colaborativo na promoção da leitura e do legado patrimonial da comunidade em que se inserem;
- Aproximar gerações através de ações de intercâmbio de saberes associados à leitura; 
- Envolver os jovens do 10.º ano de escolaridade em atividades que conduzam à descoberta do prazer de ler e da partilha.


Equipas dinamizadoras:

Alunos

10.º B 

Alexandra Pina, n.º 2
Ana Carolina Bila, nº 3
Cláudia Ribeiro, n.º 10
Leonardo Pita, n.º 16
Carlos Nunes, n.º 27

10.º D

Ana Isa Ferreira, n.º 1
Ana Ramalho, n.º 2
Cláudia Beltrão, n.º 9
Inês Santos, n.º 10
Nádia Conceição, n.º 15
Patrícia Silva, n.º 17
Rita Oliveira, n.º 19
Tatiana Marques, n.º 21

Professoras:

Cristina Roque
Graciosa Reis
Maria Neves
Noélia Carrasquinho

Sem comentários:

Enviar um comentário

É muito importante, para quem faz a gestão deste blogue, ter a sua opinião sobre os artigos publicados. Participe!! Deixe o seu comentário!!