16 de maio de 2022

Celebrar a Liberdade - Retrospetiva fotográfica

Este ano, na nossa Escola, comemoraram-se os 48 anos do Dia da Liberdade (“Celebrar a Liberdade!”), com várias atividades promovidas pela BE, em colaboração com as disciplinas de História, Português e Francês. Estiveram envolvidos alguns alunos do 7.º, 9.º, 10.º, 11.º e 12.º anos. 

Esteve patente na BE uma exposição de trabalhos no âmbito da Disciplina de História:
 - pinturas relativas aos resistentes, aos que lutaram pela Liberdade durante o Estado Novo sob a orientação da professora Isabel Vicente; 
- fotografias sobre a desigualdade da mulher, sob a orientação da professora Célia Prata; 
- cartazes com algumas figuras da Liberdade e PowerPoints sobre o legado do liberalismo, sob a orientação da professora Maria José Amaral. 

Na sexta-feira, dia 29 de abril, na Sala Polivalente, celebrou-se a Liberdade com testemunhos, momentos musicais, leitura de poemas em Português e Francês e Cante Alentejano. 
A apresentação do evento esteve a cargo da aluna Leonor Abenta e o acompanhamento musical foi da responsabilidade do aluno Duarte Anastácio e de Luís Matias (voluntário nas Aldeias de Crianças SOS) que também interpretou várias canções de Abril, acompanhado pela sua viola. 

No período da manhã, aberto a professores e alunos, contámos com os  testemunhos de Xico (ex-preso político e membro do partido comunista) e Carlos Pereira (combatente na guerra colonial). Foi uma conversa esclarecedora porque evidenciou a experiência vivida e sofrida por ambos, tendo, assim, os alunos ficado mais enriquecidos. 
Para além dos momentos de diálogo e perguntas dos alunos, houve música e canções de intervenção (por Luís Matias e Rita Sales), bem como recitação de poemas relacionados com esta temática.
A professora Célia Alves orientou a leitura expressiva dos poemas com os alunos do 12.º ano e a professora Ana Pouseiro com alguns do 7.º e 11.º anos.
O evento da manhã terminou com a interpretação da canção “Imagine”, de John Lennon, pela aluna Leonor Abenta, acompanhada à viola por Duarte Anastácio.

À noite, realizou-se um segundo momento de celebração, aberto à comunidade siniense, com os mesmos momentos musicais, leitura de poemas e, ainda, a presença especial do grupo feminino de Cante Alentejano, Vozes Alem’Tejo (Santo André/Santiago do Cacém).

O público participou com entusiasmo e emoção, cantando e aplaudindo as diferentes atuações.
Podem ouvir e ver as atuações musicais nas várias publicações do blogue da BE, bem como a retrospetiva fotográfica.


Celebrar a liberdade 2022 - Kizoa Movie Maker

Sem comentários:

Enviar um comentário

É muito importante, para quem faz a gestão deste blogue, ter a sua opinião sobre os artigos publicados. Participe!! Deixe o seu comentário!!