No dia 18 de novembro, pelas 14h30, no âmbito da Semana da Escola (Dia sem aulas), decorreu na BE a apresentação do livro da nossa aluna Diana Borges, Não Somos Aborrescentes, Só Precisamos que Alguém Nos Entenda.
Desde tenra idade, Diana demonstrou bastante interesse pelo tema da adolescência, numa tentativa de se conhecer melhor e de criar a sua identidade. O seu livro, escrito ao longo de três anos, reúne testemunhos de adolescentes, com quem Diana foi conversando, e reflexões sobre as vivências, experiências, dúvidas e conflitos desta fase da vida.
Com sala cheia, Diana cativou o público (colegas, professores e funcionários) com a sua alegria e expressividade contagiantes. Numa linguagem muito apelativa, falou-nos de si, da difícil adaptação ao nosso país e cultura, das suas lutas de adolescente, dos momentos de solidão, essenciais à reflexão e à escrita, e dos seus projetos para o futuro.
Explicou-nos que, no 7.º ano, ao escrever alguns textos para a disciplina de LLED, o seu professor na altura, Nuno Angélico, a quem Diana agradeceu, lhe disse que tinha ali “material para um livro”. Assim, ao longo de três anos o projeto foi ganhando forma, foi sendo melhorado e ajustado, foi crescendo à medida que a sua autora também crescia. Os temas são os dilemas da adolescência, as chamadas “dores de crescimento”, a busca da identidade, de um lugar no mundo, de um pouco de tolerância e compreensão por parte dos adultos, que entretanto se esqueceram que um dia também foram “aborrescentes”. O livro ganha um tom mais intimista, pois há depoimentos de jovens com quem Diana conversou e que, de forma corajosa, lhe falaram de si, das suas angústias, dúvidas e receios. Estes jovens abordam temáticas, tão atuais e pertinentes, como a ansiedade, a depressão, o bullying, a identidade, pressões sociais, entre outras.
Depois da escrita da obra, a autora evidencia mais maturidade, mais calma, aceitação e uma melhor capacidade de se colocar no lugar do outro (adulto), de compreender que alguns “nãos” foram necessários, se não essenciais, para ultrapassar esta fase tão complexa.
Finda a apresentação, houve aplausos e felicitações pela iniciativa e empreendedorismo da autora, tão jovem. Os participantes colocaram questões pertinentes, demonstraram interesse em ler a obra e em voltar à BE, com maior conhecimento e envolvimento, para em tertúlia, debaterem as problemáticas abordadas e partilharem saberes, pontos de vista, dúvidas, emoções.
Diana prometeu que vai continuar a escrever e, claro, regressar um dia para nos contar tudo. Que assim seja!
O livro encontra-se disponível na Amazon com a seguinte sinopse:
“Este livro não só dá voz aos jovens, mas também convida os adultos, pais, educadores e mentores a compreenderem melhor as complexidades desta fase da vida. Ao ler estes depoimentos, será transportado para o universo emocional dos adolescentes, percebendo que, longe de serem "aborrescentes", eles estão em busca de compreensão, empatia e, acima de tudo, de serem ouvidos.
Perfeito para quem deseja compreender os dilemas da adolescência e ajudar a construir uma ponte de entendimento entre gerações. Este livro é um poderoso lembrete de que todos precisamos de alguém que nos entenda, especialmente nos momentos mais difíceis”.
Sem comentários:
Enviar um comentário
É muito importante, para quem faz a gestão deste blogue, ter a sua opinião sobre os artigos publicados. Participe!! Deixe o seu comentário!!