16 de março de 2024

Ondjaki marcou presença na ESPAB

 

Ondjaki marcou presença na biblioteca escolar, no dia 5 de Março. Esteve acompanhado pelo Representante da sua editora Caminho, Manuel Meira, e pelo Representante da Leya, José Berrucho. No encontro da manhã estiveram presentes alunos e professores exclusivamente. No encontro da tarde, para além de alunos e professores abrimos as portas à comunidade com direito a sala cheia.

Foram duas sessões de encantamento. Os presentes absorveram palavras; ouviram estórias mescladas de realidade e de fantasia;  cientistaram a curiosidade (inúmeras perguntas), a alegria, o sentido de humor e a boa disposição de Ondjaki; assobiaram à alma, à emoção; espanadaram tristeza e timidez (os mais jovens); privaram com a avódezanove pela via dos livros e das confidências do autor; aprenderam a conhecer o seu país e o seu mundo;  abriram OLHOS GRANDES que fazem sonhar e despertar emoções. 
Ondjaki falou e deslumbrou. Deixou marcas nos jovens e nos menos jovens. Abriu apetite para novas descobertas de leituras. Autografou com flores os muitos livros lidos ou ainda por ler,    ofereceu autógrafos em pedaços de papel, imortalizou a sua presença nos múltiplos smartphones, acarinhou todos e todas com um sorriso, um abraço. Sempre atento e disponível. 

Fruímos, ainda, do privilégio de ter neste encontro o novo livro de Ondjaki - Os olhos GRANDES da menina pequenina, ilustrado por Carla Dias. Foi uma estreia, uma vez que o livro só iria estar à venda ao público no dia 12.  
Tudo convergiu para a concretização de um dia maravilhoso. Sou imensamente grata ao Ondjaki. 

Mas nada disto seria realizável sem o apoio incondicional da Diretora, Paula Lopes, e a colaboração incansável e irrepreensível do Representante da Leya, José Berrucho, que já considero um amigo. Fica o meu sincero agradecimento. 

Quero ainda agradecer à Ana Zorrinho a leitura de um conto do autor. É sempre emocionante ouvi-la ler. E destaco também a leitura, a várias vozes, de um excerto do conto "uma escuridão bonita"   pelas alunas do 3.º TAF. 













Sem comentários:

Enviar um comentário

É muito importante, para quem faz a gestão deste blogue, ter a sua opinião sobre os artigos publicados. Participe!! Deixe o seu comentário!!