8 de março de 2024

Dia Internacional da Mulher


O Dia Internacional da Mulher teve origem num movimento operário, em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto.

Apesar de em vários países se realizarem eventos que assinalaram esta efeméride, o Dia Internacional da Mulher só foi oficializado em 1975, quando a ONU começou a comemorar a data, no dia 8 de março.
Enquanto noutros países já se lutava pelos direitos da mulher, em
Portugal, em 1943, no boletim mensal da Mocidade Portuguesa Feminina, publicava-se o seguinte texto (apud A Boneca Despida, Paulo M. Morais)
"Queridas raparigas! Sede boas, sensatas, alegres, dedicadas, esquecidas de vós mesmas - e sereis mulheres superiores, sem pretender rivalizar em tolas superioridades com os homens, o que nada vos engrandece, antes diminui! Cada um deve ocupar o seu lugar - aquele que a Providência lhe marcou. E o vosso , como rainhas do lar, é o mais belo."

Este estatuto de "fada do lar" prolongou-se até 1974.
E tal como Sophia de Mello Breyner muitas de nós ansiávamos pela madrugada que nos permitiria pensar, falar, ler, escrever, sorrir, viver...
 
𝑬𝒔𝒕𝒂 é 𝒂 𝒎𝒂𝒅𝒓𝒖𝒈𝒂𝒅𝒂 𝒒𝒖𝒆 𝒆𝒖 𝒆𝒔𝒑𝒆𝒓𝒂𝒗𝒂
𝑶 𝒅𝒊𝒂 𝒊𝒏𝒊𝒄𝒊𝒂𝒍 𝒊𝒏𝒕𝒆𝒊𝒓𝒐 𝒆 𝒍𝒊𝒎𝒑𝒐
𝑶𝒏𝒅𝒆 𝒆𝒎𝒆𝒓𝒈𝒊𝒎𝒐𝒔 𝒅𝒂 𝒏𝒐𝒊𝒕𝒆 𝒆 𝒅𝒐 𝒔𝒊𝒍ê𝒏𝒄𝒊𝒐
𝑬 𝒍𝒊𝒗𝒓𝒆𝒔 𝒉𝒂𝒃𝒊𝒕𝒂𝒎𝒐𝒔 𝒂 𝒔𝒖𝒃𝒔𝒕â𝒏𝒄𝒊𝒂 𝒅𝒐 𝒕𝒆𝒎𝒑𝒐

Assim, passados quase 50 anos desse dia libertador, proponho que recordemos e celebremos algumas mulheres que lutaram, no nosso país e no estrangeiro, por via da leitura, da escrita e da arte, por causas como o direito ao voto, a igualdade salarial, a maior representação em cargos de liderança, a proteção em situações de violência física e/ou psicológica ou o acesso à educação, entre muitos outros direitos.






Sem comentários:

Enviar um comentário

É muito importante, para quem faz a gestão deste blogue, ter a sua opinião sobre os artigos publicados. Participe!! Deixe o seu comentário!!