12 de janeiro de 2012

Exposição no Centro de Artes: "Anne Frank: Uma história para hoje"

Biblioteca do Centro de Artes, de 23 de janeiro a 10 de fevereiro.
Para o público em geral.
Visitas guiadas para as escolas, mediante marcação.
Exposição inserida no projeto “Aprender Direitos Humanos: Passado e Presente”, coordenado pela INTERCULTURAL (Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e Universidade do Porto), em parceria com a Anne Frank House, Amnistia Internacional Portugal e Instituto Paulo Freire Portugal, e com o apoio das Embaixadas do Reino dos Países Baixos e de Israel.



Lembrando o dia 27 de janeiro como o Dia da Memória das Vítimas do Holocausto, e aproveitando que uma parte significativa dos alunos está a ler a obra “O Diário de Anne Frank”, a Biblioteca traz a Sines a exposição “Anne Frank: uma história para hoje”, criada originalmente pela Anne Frank House. Esta exposição apresenta-se como um instrumento educativo, com o objetivo de manter viva a memória de Anne Frank, cujo diário a transformou no símbolo das vítimas de todas as formas de discriminação e opressão, e de informar sobre o período no qual o regime Nazi esteve no poder. A história é contada através da perspetiva da família Frank e é relacionada com a história do Holocausto a partir do relato de sobreviventes. Contém ainda diversos elementos que desafiam a pensar sobre as semelhanças e diferenças entre aqueles eventos do passado e acontecimentos no mundo atual, com o objetivo de estimular a reflexão sobre a importância de conceitos como a liberdade, respeito mútuo, direitos humanos e democracia. Acrescenta-se a importância, para os dias atuais, da consciencialização quanto à necessidade de uma cidadania participativa para a preservação da liberdade e dos direitos humanos, bases fundamentais para a existência de sociedades plurais e democráticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

É muito importante, para quem faz a gestão deste blogue, ter a sua opinião sobre os artigos publicados. Participe!! Deixe o seu comentário!!