19 de dezembro de 2024

Escrita Criativa - Escrevo para...



No passado dia 18 de novembro, das 10h30m até às 12h30m, no âmbito da Semana da Escola (Dia sem aulas), realizou-se na BE uma atividade de escrita criativa, a partir de um excerto dos Diários de Al Berto: “Não escrevo para seduzir.”

Para desbloquear e introduzir o tema, a professora Noélia começou por ler aos alunos presentes uma entrada dos Diários sobre a importância da escrita e, de seguida, a professora bibliotecária leu “ A Porta Secreta”, um Quaseconto de Cristina Taquelim.

Os participantes foram, então, convidados a refletir sobre as razões pelas quais escrevem: “Escrevo para…”. Alguns ilustraram, no final, os seus textos.

O balanço da atividade foi francamente positivo, pois despertou o interesse e curiosidade de muitos alunos, de todos os níveis de ensino (básico, secundário e profissional), tendo participado dezanove alunos e duas professoras. Os trabalhos foram, posteriormente, expostos na BE.




18 de dezembro de 2024

Um Livro, Uma Comunidade | Al Berto

Realizou-se no dia 20 de novembro, na BE, pelas 14h30m, a nossa Tertúlia sobre o patrono, Al Berto.
Como habitualmente, para assinalar a atribuição do nome à escola, na Semana da Escola, lemos alguns textos/poemas da sua obra. Este ano, a escolha recaiu em excertos de  Diários.
Estiveram presentes 8 tertuliantes entre professores, alunos, uma assistente operacional e uma psicóloga.
A sessão foi animada e tornou-se uma excelente descoberta para alguns dos presentes. Houve tempo para troca de ideias, reflexões e leituras.
Para a próxima tertúlia, a realizar no dia 29 de janeiro,  e sob proposta de uma aluna, iremos ler obras de autores negros. A BE  apresentará sugestões de leitura que ficarão expostas na biblioteca e divulgadas no blogue.
No final, decorreu o nosso chá, já tradicional, proporcionando momentos de convívio muitos especiais.




Foram criados pequenos livros com os excertos selecionados para cada tertuliante.



16 de dezembro de 2024

Leva-me contigo!

No âmbito da campanha de Natal do PNL, ontem, dia 14 de dezembro, a Biblioteca da Escola Secundária Poeta Al Berto distribuiu 50 livros oferecidos pelo PNL, na cidade de Sines




15 de dezembro de 2024

Biblioterapia | 2.ª Sessão | Natal



Na passada sexta-feira, dia 13 de dezembro, decorreu, na Biblioteca Escolar, mais uma sessão de biblioterapia. 
A Dr.ª Ana Sousa iniciou-a com a leitura de um excerto do livro Eu não quero Ler!, de A. P. Hernández. leitura oportuna uma vez que os alunos ficaram, na última sessão, de apresentar um livro que os tenha marcado e como poucos o fizeram, por razões de vária ordem, sendo uma delas o não gostar ou não querer ler, ficaram de o fazer, nesta sessão. 
Desta vez, houve mais participação e todos os alunos referiram, ainda, o que já tinham escrito no caderninho de apontamentos/reflexões que criámos para esta atividade.

Para além do livro já citado, a psicóloga e biblioterapeuta apresentou mais três livros que foram importantes na sua adolescência: A Lua de Joana, de Maria Teresa Maia Gonzalez; Poeta (às Vezes), de Maria Teresa Maia Gonzalez e Rosa, Minha Irmã Rosa, de Alice Vieira.




Os caderninhos foram elaborados pelos alunos do projecto Leitur@sIn e oferecidos aos colegas da turma. 


                 

                 




14 de dezembro de 2024

Encontro com André Fernandes

Decorreu, na passada quinta-feira, dia 12 de dezembro, na Biblioteca Escolar, um encontro com o escritor André Fernandes. Foram realizadas duas sessões, uma de manhã, com turmas do ensino profissional e secundário, e outra de tarde, com turmas do 9.º ano.
O André esteve na nossa escola pela quarta vez. E é sempre um prazer recebê-lo. Nenhuma sessão é igual e ninguém fica indiferente às sua palavras, à sua presença, à sua luz.
Temos acompanhado o seu percurso de partilhas, pelas escolas do país, e o seu crescimento enquanto comunicador e autor.
Desde o seu primeiro livro, 𝑻𝒊𝒂 𝑮𝒖𝒊𝒅𝒂, que aborda o tema do cancro, da perda de alguém que muito amamos, André e o tio Jorge (marido da tia Guida), resolveram manter viva a sua memória e ajudar quem passa por esta situação tão dolorosa.
A partir daí, e através das suas vivências, transformadas em livros, André consegue chegar aos alunos, prendê-los do início ao fim do seu discurso, levando-os para outras temáticas tão importantes como o bullying, as relações tóxicas (𝑺ó 𝑵ã𝒐 𝒍𝒉𝒆 𝑪𝒉𝒂𝒎𝒆𝒔 𝑨𝒎𝒐𝒓), a transformação da dor em amor (𝑫𝒐 𝑳𝒖𝒕𝒐 𝒂𝒐 𝑨𝒎𝒐𝒓), as escolhas e consequências (25+ 𝑨 𝒗𝒊𝒅𝒂 é 𝒖𝒎𝒂 𝑬𝒔𝒄𝒐𝒍𝒂), testemunhos recolhidos em sessões (𝑺𝒐𝒃𝒓𝒆 𝑨𝒎𝒐𝒓), a busca de um propósito de vida (𝑨𝒔 𝑺𝒆𝒕𝒆 𝑪𝒂𝒓𝒓𝒖𝒂𝒈𝒆𝒏𝒔), entre outas.
O ambiente intimista que se cria em cada encontro proporciona um espaço de conversa, de perguntas, de dúvidas, de partilhas e de troca de pontos de vista de uma riqueza enorme.
Sabemos que a mensagem do André, sobretudo de Amor, ficará no coração dos nossos alunos e dará bons frutos.
Até à próxima, André e Tio Jorge!



              

               






13 de dezembro de 2024

Feira do Livro

Ao longo da Semana da Escola - em Novembro - realizou-se mais uma Feira do Livro com o contributo do Grupo Leya.
Esta atividade permitiu aos alunos o contacto com os livros, conhecer novos autores e motivar para a leitura. 

O nosso agradecimento a todos os que visitaram a Feira, a todos os que ajudaram na sua realização e a  José Berrucho por todo o apoio. 






29 de novembro de 2024

Apresentação do livro de Diana Borges

No dia 18 de novembro, pelas 14h30, no âmbito da Semana da Escola (Dia sem aulas), decorreu na BE a apresentação do livro da nossa aluna Diana Borges, Não Somos Aborrescentes, Só Precisamos que Alguém Nos Entenda.




Desde tenra idade, Diana demonstrou bastante interesse pelo tema da adolescência, numa tentativa de se conhecer melhor e de criar a sua identidade. O seu livro, escrito ao longo de três anos, reúne testemunhos de adolescentes, com quem Diana foi conversando, e reflexões sobre as vivências, experiências, dúvidas e conflitos desta fase da vida.





Com sala cheia, Diana cativou o público (colegas, professores e funcionários) com a sua alegria e expressividade contagiantes. Numa linguagem muito apelativa, falou-nos de si, da difícil adaptação ao nosso país e cultura, das suas lutas de adolescente, dos momentos de solidão, essenciais à reflexão e à escrita, e dos seus projetos para o futuro.

Explicou-nos que, no 7.º ano, ao escrever alguns textos para a disciplina de LLED, o seu professor na altura, Nuno Angélico, a quem Diana agradeceu, lhe disse que tinha ali “material para um livro”. Assim, ao longo de três anos o projeto foi ganhando forma, foi sendo melhorado e ajustado, foi crescendo à medida que a sua autora também crescia. Os temas são os dilemas da adolescência, as chamadas “dores de crescimento”, a busca da identidade, de um lugar no mundo, de um pouco de tolerância e compreensão por parte dos adultos, que entretanto se esqueceram que um dia também foram “aborrescentes”. O livro ganha um tom mais intimista, pois há depoimentos de jovens com quem Diana conversou e que, de forma corajosa, lhe falaram de si, das suas angústias, dúvidas e receios. Estes jovens abordam temáticas, tão atuais e pertinentes, como a ansiedade, a depressão, o bullying, a identidade, pressões sociais, entre outras.

Depois da escrita da obra, a autora  evidencia mais maturidade, mais calma, aceitação e uma melhor capacidade de se colocar no lugar do outro (adulto), de compreender que alguns “nãos” foram necessários, se não essenciais, para ultrapassar esta fase tão complexa. 

Finda a apresentação, houve aplausos e felicitações pela iniciativa e empreendedorismo da autora, tão jovem. Os participantes colocaram questões pertinentes, demonstraram interesse em ler a obra e em voltar à BE, com maior conhecimento e envolvimento, para em tertúlia, debaterem as problemáticas abordadas e partilharem saberes, pontos de vista, dúvidas, emoções.

Diana prometeu que vai continuar a escrever e, claro, regressar um dia para nos contar tudo. Que assim seja!


O livro encontra-se disponível na Amazon com a seguinte sinopse:




“Este livro não só dá voz aos jovens, mas também convida os adultos, pais, educadores e mentores a compreenderem melhor as complexidades desta fase da vida. Ao ler estes depoimentos, será transportado para o universo emocional dos adolescentes, percebendo que, longe de serem "aborrescentes", eles estão em busca de compreensão, empatia e, acima de tudo, de serem ouvidos.

Perfeito para quem deseja compreender os dilemas da adolescência e ajudar a construir uma ponte de entendimento entre gerações. Este livro é um poderoso lembrete de que todos precisamos de alguém que nos entenda, especialmente nos momentos mais difíceis”.




26 de novembro de 2024

Conhecer a BE - Resultados (MIBE)



Ao longo da semana, as turmas do 7.º ano participaram na atividade - Conhecer a BE - proposta pela Biblioteca Escolar, no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE).
Para conhecerem um pouco melhor o funcionamento e o espaço da biblioteca, os alunos tinham como tarefa responder a um questionário e avaliar a atividade. 
Os alunos, de forma geral, gostaram da atividade. 

Felicitamos todos os  participantes  pela participação e entusiasmo demonstrados.

Os vencedores, por turma, foram os seguintes:

7.º A - grupo constituído por Dânia Palma, Teresa Alão e Salvador Correia - 26 pontos
7.º B - grupo constituído por Duarte Mota, Ruan Melo, Jayrold de Leon e João Santos - 24 pontos
7.º C - grupo constituído por Théo Oliveira e Diogo Silva - 26 pontos
7.º D - grupo constituído por Suria Martins, Larissa Gomes, Sara Teles e Cláudia Barbosa - 23 pontos
7.º E - grupo constituído por Rita Martins, Alice Silva, Gabriela Cavalinhos - 31 pontos
7.º F - grupo constituído por Joana Brás, Lara Vilar, Gabriela Tavares, Adércia Fernandes e Danielly Oliveira - 30 pontos

Todos estes alunos receberam um miminho como recompensa.




25 de novembro de 2024

Apresentação do livro 𝑶 𝑻𝒆𝒖 𝑴𝒂𝒍 É 𝑺𝒐𝒏𝒐, de Bruna Reis & Sofia Rebocho



Apresentação do Livro 𝑶 𝑻𝒆𝒖 𝑴𝒂𝒍 É 𝑺𝒐𝒏𝒐, por Bruna Reis, na biblioteca escolar da ESPAB
Bruna Reis, aluna da Escola Poeta Al Berto, do Curso de Ciências e Tecnologias até ao ano letivo 2013/2014 e Sofia Rebocho, colegas de profissão na área da saúde, escreveram o livro 𝑶 𝑻𝒆𝒖 𝑴𝒂𝒍 É 𝑺𝒐𝒏𝒐 (Manuscrito, 2023)
No dia 18 de Novembro, na Biblioteca escolar, a Bruna apresentou o livro às turmas do 10.º A e B.
À nossa turma, o 2.º AFAC, coube a responsabilidade de preparar e divulgar a atividade, na disciplina de Higiene e Saúde.
Também assistimos à apresentação do livro e gostámos da explicação sobre o funcionamento do sono, a importância de fazer uma pequena sesta e de responder ao quiz e descobrir o cronotipo de cada pessoa.

alunos do 2.º AFAC (texto) 






24 de novembro de 2024

Vota no melhor Slogan !



No âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), todas as turmas do 7.º ano realizaram a atividade “Conhecer a BE”. Em pequenos grupos, os alunos de cada turma pesquisaram, leram, perguntaram, conviveram no espaço da BE, novo, para a maioria. Registaram, depois, no “BiblioPaper” as informações recolhidas.

A última proposta era a criação de um Slogan original e criativo sobre a Biblioteca e a Leitura. 

Os slogans encontram-se agora à votação. Por isso, dirige-te à biblioteca escolar e vota naquele que consideres o Melhor Slogan!  



 

23 de novembro de 2024

Ser Mentalmente Fit É | Retrospetiva (MIBE)


No contexto do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE) e para assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro) e Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), os Serviços de Psicologia e Orientação e a Biblioteca Escolar decidiram promover a ação de sensibilização destinada às turmas de 8.º ano (103 alunos) com o objetivo de dar a conhecer a relação entre padrões alimentares e bem-estar psicológico, qual o papel da literacia em saúde e a incidência de doenças associadas a estilos de vida e fornecer dicas práticas de como potenciar o funcionamento psicológico.

A dinamização da sessão incluiu a realização de uma proposta de pequeno almoço por parte da turma, que se dividia em duas equipas, com a tarefa de elegerem um porta-voz e de apresentarem um tabuleiro com uma seleção de alimentos com uma proposta de um pequeno-almoço. Este teria de cumprir com os seguintes critérios:
Variedade de alimentos; Saudável; Equilíbrio, Felicidade alimentar e Riqueza nutricional, usando uma escala de 1 a 5, sendo 1 a pontuação mais baixa e 5 a mais elevada.

Adicionalmente, dois voluntários e a docente que acompanhava a turma eram indicados como júri no concurso, e avaliavam cada uma das propostas de acordo com os mesmos.
Estas propostas permitiam criar o ponto de partida, para, de uma forma prática e apelativa, alcançar os objetivos propostos e desconstruir mitos associados à alimentação.

Listagem de Opções:

 Exemplos saudáveis

opção 1: leite magro, aveia, frutos vermelhos
opção 2: iogurte, granola/muesli, fruta
opção 3: iogurte, aveia, sementes (chia, frutos oleaginosos), fruta
opção 4: pão integral, queijo magro, sumo de fruta
opção 5: pão integral, ovo cozido, chá, fruta
opção 6: 1 batido (leite + 1 peça de fruta) + aveia + frutos secos

 Opções pobres:

opção 1: croissant, queijo e fiambre, sumo
opção 2: cereais açucarados, leite
opção 3: café + torrada com manteiga
opção 4. tosta mista com manteiga, café / café com leite
opção 5. leite e bolachas/bolos industrializados

Lista de alimentos:

leite + aveia + weetabix + granola/cereais açucarados + frasco com fruta + fruta da época + iogurte natural + iogurte líquido açucarado + queijo + fiambre + ovos cozidos + pão integral + croissant + bolachas + chá+ frutos oleaginosos + manteiga de frutos oleaginosos + mel + doce + bolo + manteiga + carcaças + Nesquick/leite achocolatado.


Foi também criado um QR-Code para que os alunos da escola pudessem responder o que para eles significa ser “Mentalmente Fit”, de forma a criar um ponto de recolha de crenças associadas à alimentação e influência no bem-estar psicológico.







22 de novembro de 2024

Conhecer a BE (MIBE)

 

No âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) e para assinalar o Dia da Biblioteca Escolar (28 de outubro), as seis turmas do 7.º ano, dirigiram-se à biblioteca escolar acompanhados por docentes de CD, DT Aluno, para realizarem um jogo, do género "caça à informação": Conhecer a BE.
Os alunos, em pequenos grupos, circularam pela  biblioteca e responderam a um questionário sobre o funcionamento da BE, o espaço, a equipa, e ainda sobre livros (sugestões, novidades), filmes, autores, jornais, personalidades...
Foi um momento divertido de descoberta e competição.