No dia 26 de maio, alunos, professores e assistentes encheram a biblioteca escolar para ouvirem e conversarem com o nosso convidado, o escritor João Pinto Coelho.
Joaquim Gonçalves, o livreiro de A das Artes, que inspirou o autor na criação da personagem Yankel, o livreiro de Os Loucos da Rua Mazur, abriu a sessão. O Joaquim foi um dos primeiros leitores a acreditar na potencialidade da escrita do João Pinto Coelho, tendo-o convidado para promover e falar dos seus livros na sua livraria.
Foram cerca de duas horas de conversa. O João como excelente comunicador, deu-nos a todos uma verdadeira aula de História. Foi enriquecedor e emotivo o relato do seu percurso de investigação sobre o Holocausto, sobre a universalidade do mal, ou como referiu Hannah Arendt, sobre a banalidade do mal. Foi este conhecimento apurado dos factos que lhe permitiu escrever de forma sublime, na minha opinião, os seus três primeiros livros que abordam esta temática.
Ficamos também a saber que o seu quarto livro, Mãe doce mar, não segue este tema e é um misto de autobiográfico e ficção.
Após a conversa, houve autógrafos e algumas fotografias.
Agradecemos ao João Pinto Coelho a sua simpatia e disponibilidade. As opiniões foram muito positivas e conquistou mais alguns leitores.
Sem comentários:
Enviar um comentário
É muito importante, para quem faz a gestão deste blogue, ter a sua opinião sobre os artigos publicados. Participe!! Deixe o seu comentário!!