Abril é o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude
A Biblioteca escolar, para assinalar esta efeméride, convidou o escritor Paulo Pereira para uma apresentação do seu último livro 𝑴𝒖𝒓𝒓𝒐 𝒏𝒐 𝑬𝒔𝒕ô𝒎𝒂𝒈𝒐 (Editora 20I20/Influência, 2020) que apresenta a violência doméstica sob diferentes perspetivas (são 7 testemunhos de mulheres relatados na primeira pessoa, seguidos de depoimentos de especialistas).
Ao longo da conversa muito esclarecedora e importante, porque é cada vez mais premente que se fale abertamente desta temática, abordou-se a violência contra as mulheres, contra os filhos e a violência no namoro, bem como de outros assuntos relacionados com o livro e em resposta a algumas questões colocadas pelos alunos.
Estiveram presentes cerca de 90 alunos acompanhados pelos seus professores.
O encontro iniciou com um momento musical magnificamente interpretado pelo quarteto de cordas (alunos do 10.º e 11.º anos - Beatriz, Diana, Narcis e Tuliana) a quem muito agradeço a disponibilidade e a atuação. Foram brilhantes.
De seguida, Ana Zorrinho, convidada especial, leu maravilhosamente o primeiro testemunho "Alice", servindo de mote para a apresentação do livro pelo autor. Obrigada, Ana, isto foi apenas o princípio de uma bela parceria...
Ao Paulo agradeço a sua disponibilidade e gentileza, se não me tivesse contactado, este encontro não teria acontecido. E como já foi referido, é importante falar deste assunto, é importante contar as histórias destas e de todas as mulheres para "que mais ninguém sofra."
Aproveito ainda para divulgar o blogue https://www.livroslidos.pt/ de Paulo Pereira. Se gostam de ler, enviem a vossa leitura (vejam no blogue como o podem fazer); se gostam apenas de ouvir ler os outros, lá encontrarão muitas leituras.
Sem comentários:
Enviar um comentário
É muito importante, para quem faz a gestão deste blogue, ter a sua opinião sobre os artigos publicados. Participe!! Deixe o seu comentário!!