A Câmara Municipal de Sines dá início em janeiro a um ciclo de iniciativas, designado "Olhares sobre Al Berto", para assinalar os 74 anos do nascimento e os 25 anos da morte do poeta Al Berto. O ciclo, que pretende revisitar e dar a conhecer o trabalho e o artista na comunidade local, prolonga-se até junho.
Na semana em que Al Berto faria 74 anos - nasceu a 11 de janeiro de 1948 - será projetado, dia 14 de janeiro de 2022, sexta-feira, no auditório do Centro de Artes de Sines, o documentário "Al Berto, A Vida Errante", de Pedro Caldas, para público escolar e público em geral.
O documentário apresenta-se como um conjunto de "variações em torno de textos de Al Berto".
Na sinopse, lê-se: "Na obra de Al Berto, ficção e autobiografia convergem num registo de contaminação recíproco — assim como lirismo e narratividade. A poesia serve, a Al Berto, de registo e de auxiliar de memória. Por isso o olhar é tão importante nesta obra: o gesto de olhar confunde-se aqui com o de escrever. Por isso, porque a poesia de Al Berto é outra forma de olhar, ela chama, pede outras imagens que complementem a compreensão da escrita, ou que se lhe oponham trazendo, nessa oposição, novos sentidos à leitura". (N/C, 72m)
in Município de Sines https://www.sines.pt/pages/396?news_id=2917
Sem comentários:
Enviar um comentário
É muito importante, para quem faz a gestão deste blogue, ter a sua opinião sobre os artigos publicados. Participe!! Deixe o seu comentário!!