21 de dezembro de 2021

Construindo pontes... sessão comemorativa


Com a iniciativa Construindo Pontes... pretendeu-se assinalar três datas importantes: A Declaração Universal dos Direitos das Crianças (20 de novembro), O Dia Internacional do Voluntariado (5 dezembro) e o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 dezembro).
Em articulação com a biblioteca escolar estiveram envolvidas várias disciplinas, a saber: História (9.ºA); História A (10.º E, 11.º D e E; 12.º D e E); Inglês (9.º B e C, 11.º A); Português (12.º C); Cidadania e Desenvolvimento (7.º A e C).
Foi ainda promovido um concurso de Cabazes de Natal aberto a toda a comunidade escolar. Este tinha como principais objetivos: Fomentar o espírito de solidariedade; Angariar bens/produtos para famílias carenciadas de Sines; Sensibilizar a comunidade escolar para a reutilização de materiais (decoração dos cabazes); Desenvolver a criatividade dos alunos. Os cabazes foram entregues à CPCJ de Sines.


Os trabalhos realizados nas várias disciplinas foram expostos na biblioteca e no corredor de acesso à mesma, tendo ficado patentes até ao final do 1.º período.

Para apresentar os trabalhos realizados pelos alunos no âmbito dos Direitos Humanos, no dia 10 de dezembro, Dia Internacional do Direitos Humanos, realizou-se na biblioteca um evento comemorativo com o seguinte alinhamento:

- Breve apresentação da atividade pela professora bibliotecária;

- Apresentação dos convidados: Dr. Luís Matias (gestor e voluntário nas Aldeias de Crianças SOS); Prof. e EE Carla Grulha (voluntária na Cooperativa de Solidariedade Social Litoral Alentejano Solidário); Eng. Fernanda Duarte (presidente CPCJ) e Prof. Mónica Nunes (representante educação na CPCJ)

- Leitura do Discurso pronunciado por José Saramago no Banquete do Nobel em 10 de Dezembro de 1998, pelos alunos Daniela Ramos e Rubem Simão (12.º C);

- Momento musical por Luís Matias;

- Declamação/leitura de dois poemas em inglês pelas alunas Sara Moreira e Rita Almeida
  (9.º C);

- Conversa sobre voluntariado e Direitos Humanos entre os elementos convidados e alunos;

- Momento musical por Luís Matias;

- Declamação/leitura de três poemas em inglês pelas alunas margarida Palmeira e Joana Penedo
(9.º B) e pelo aluno Micael Rosário (9.º B);

- Momento musical por Luís Matias;

- Apresentação da canção "Heal the world" pela professora de inglês Alda Vasconcelos e pelos alunos da turma 11.º A;

- Momento musical por Luís Matias;

- Divulgação dos vencedores dos Cabazes de Natal e entrega simbólica dos dezoito cabazes às representantes da CPCJ. 

Foi uma manhã muito enriquecedora e participativa. Um bem haja a todos os participantes. 



















Sem comentários:

Enviar um comentário

É muito importante, para quem faz a gestão deste blogue, ter a sua opinião sobre os artigos publicados. Participe!! Deixe o seu comentário!!