4 de novembro de 2020

A Biologia e Geologia e o Texto Literário encontraram-se…

 

      História secreta da areia da praia

       Era uma vez a Areinhas. A Areinhas era uma rocha sedimentar detrítica não consolidada, com grãos de 2,0 a 0,3 cm todos muito arredondados, como pequenas bolas de berlinde. 
      Vou falar um pouco sobre a história desta tão interessante areia.... Saber o dia exato em que a mesma nasceu é impossível, apenas sei que foi há milhões de anos. Não fui muito específica, eu sei, mas é isto que a torna tão fascinante, o facto de ela se ter formado quando ainda nem existia o Homo sapiens!
       Ela nem sempre teve este aspecto tão pequeno e arredondado, pois há muitos milhões de anos atrás fazia parte de uma serra, a rocha mãe, próxima da praia onde ela neste momento habita. A Areinhas chegou lá através da ação do vento (transporte), e o mar, como tinha uma enorme inveja daquela serra tão grande e alta, foi rebentando as suas ondas nessa tal serra - rebentou uma, rebentou duas, rebentou tantas vezes que perdeu a conta! A serra, como não era de ferro foi-se desgastando (processo de meteorização física), não só pela água do mar como também, por exemplo, pelas chuvas, dando origem àquele formato arredondado que a Areinhas hoje possui (erosão). 
      Podemos observar que a Areinhas tem várias cores, desde o branco sujo ao rosa e ao preto. Estas cores devem-se ao tipo de rocha da qual a areia se formou - por exemplo, se for branca a rocha dominante continha o mineral de quartzo, se for preta a rocha dominante apresentava por exemplo minerais escuros como é exemplo a mica - biotite.
      Conseguimos concluir que a Areinhas é uma rocha com muita história por contar e que a partir dela, ou seja dos fragmentos tão pequenos dos quais é formada, se consegue identificar o tipo de rocha e os processos que lhe deram origem, entre muitas outras características.

Agnes, n1, 10B

Sem comentários:

Enviar um comentário

É muito importante, para quem faz a gestão deste blogue, ter a sua opinião sobre os artigos publicados. Participe!! Deixe o seu comentário!!