8 de abril de 2015

Sines: Município de Sines apoia filme de Vicente de Alves do Ó sobre Al Berto







O município de Sines e a produtora Ukbar Filmes assinaram, no dia 7 de abril, nos Paços do Concelho, um protocolo de colaboração relativo ao filme do realizador Vicente Alves do Ó sobre o poeta Al Berto.
Através do protocolo, o município compromete-se a participar no financiamento dos custos de desenvolvimento da obra, no montante de 10 mil euros, entre outros apoios.
O inequívoco interesse do filme para a projeção da imagem de Sines e da obra de dois criadores de Sines justifica a colaboração do município com o projeto.
Al Berto é considerado um dos mais importantes poetas da sua geração e um dos mais originais, possuidor de um universo de características muito próprias na poesia portuguesa.Vicente Alves do Ó divide o seu trabalho entre o cinema, o teatro e a literatura, destacando-se na sua carreira as duas longas-metragens produzidas, “Quinze Pontos na Alma” e “Florbela”.O filme sobre Al Berto fará o retrato de um período mítico da história de Sines, entre 1975 e 1977, quando o poeta escreveu o seu primeiro livro em português e trouxe para a então vila, em plena convulsão industrial, uma extravagante forma de estar e viver.Vicente Alves do Ó esteve presente na assinatura do protocolo e explicou que, depois da investigação e da primeira versão do guião, o projeto se encontra neste momento “na sua segunda fase de escrita”.O realizador disse que gostaria de envolver a população na recriação da vila dos anos 70 e confessou o desejo de fazer a antestreia do filme no Castelo de Sines.O presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, disse que a autarquia “tinha de se associar a esta iniciativa”, pela importância da figura de Al Berto.O facto de o autor do filme ser um siniense, “que teria obviamente de ser apoiado pela sua Câmara Municipal”, reforçaram o empenho da autarquia em ajudar a viabilizar o projeto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

É muito importante, para quem faz a gestão deste blogue, ter a sua opinião sobre os artigos publicados. Participe!! Deixe o seu comentário!!