22 de fevereiro de 2015

Dia da Internet Mais Segura


No dia 10 de fevereiro, comemorou-se o Dia da Internet Mais Segura. A Biblioteca Escolar (BE), em articulação com o professor da disciplina de TIC,  realizou uma exposição com notícias e cartazes alusivos ao tema e promoveu algumas atividades de forma a envolver os alunos das três turmas do 8.º ano. 
Assim, no dia 10, a turma do 8.º A deslocou-se com o professor à BE e nos computadores acederam ao blogue da biblioteca, a fim de lerem e discutirem com o professor as tiras Seguranet disponíveis. De seguida,  colocaram as suas opiniões, por escrito, nos comentários do post.
Nos dias 11 e 12, as turmas do 8.º C e 8.º A, respetivamente, também se dirigiram à BE para visualizarem, desta vez, uma apresentação em powerpoint  com nove situações de alertas. Foi-lhes pedido que, em grelha própria, respondessem à pergunta "O que farias?" perante as nove situações.  À medida que as situações iam sendo apresentadas, os alunos trocavam opiniões entre si e tiravam dúvidas com o professor.

Foram aulas diferentes e mais dinâmicas, todos os alunos se envolveram nas discussões e na resolução das atividades propostas. 

A equipa da BE concluiu, após a leitura das respostas apresentadas pelos alunos, que uma grande parte deles evidencia boas práticas de utilização da internet, à exceção da situação 3 - Pesquisas na net - em que 16 alunos referiram fazer copy/paste sem citar as fontes.

Documentos: 
Apresentação em powerpoint: Alertas
Exemplar da grelha distribuída aos alunos: Grelha
Síntese das respostas dos alunos: Resultados



Sem comentários:

Enviar um comentário

É muito importante, para quem faz a gestão deste blogue, ter a sua opinião sobre os artigos publicados. Participe!! Deixe o seu comentário!!