29 de novembro de 2019

Apresentação da revista Devaneio


No dia 28, pelas 14h30, alunos do ensino secundário e dos cursos profissionais assistiram à  divulgação da revista Devaneio, revista de índole cultural feita de jovens para jovens sinienses.  Após a apresentação da revista por  dois dos fundadores, Gonçalo Naves e Miguel Silva, estabeleceu-se uma conversa interessante e motivadora entre os presentes. Aos alunos que espontaneamente colocaram questões foram gentilmente oferecidos exemplares da revista. Houve ainda promessas de colaboração, por parte de alguns alunos, no envio de  trabalhos para publicação em posteriores edições. 

A biblioteca escolar deseja aos membros fundadores e colaboradores da revista Devaneio muito sucesso e agradece a imediata disponibilidade para a realização deste evento na escola. 







21 de novembro de 2019

Olhares sobre Al Berto


Um Livro, Uma Comunidade - Três Cartas da Memória das Índias

Para comemorar os 18 anos da atribuição do nome "Poeta Al Berto" à escola, a biblioteca vem propor a leitura de um livro do nosso patrono. 

A atividade tem como público alvo toda a comunidade escolar (alunos, professores, funcionários, pais e encarregados de educação e parceiros). 

Leiam as carta e participem na tertúlia que se realizará na BE, dia 27 de novembro.






20 de novembro de 2019

Feira do Livro - 25 a 29 novembro

Aproxima-se mais uma edição da Feira do Livro integrada na Semana da Escola.

Venham visitar-nos à Biblioteca Escolar! 





6 de novembro de 2019

Sugestão de leitura



Para assinalar os 100 anos do nascimento de Sophia nada melhor do que ler a sua obra. Volto regularmente à sua poesia. Tudo nela faz sentido. É uma poesia sensível, escrita de forma clara, com palavras certas e concretas. Neste primeiro volume, o mar cruza a sua obra. O mar como lugar de liberdade. O mar associado a outros elementos como praia, noite, jardim, deuses, heróis, cidade (como oposição, como “vida suja”), casa, vento, sentimentos, poemas… 

As ondas quebraram uma a uma 
Eu estava só com a areia e a espuma 
Do mar que cantava só pra mim. 


Aparentemente simples, a sua escrita capta o real, é crítica e interventiva. Claro que a sua interpretação é subjetiva, depende de quem lê e de como se lê. Porém, surpreendente e emocionante porque o leitor, apesar da sua interpretação não consegue discernir o real do imaginado. 

Esgotei o meu mal, agora 
Queria tudo esquecer, tudo abandonar 
Caminhar pela noite fora 
Num barco em pleno mar. 

Mergulhar as mãos nas ondas escuras 
Até que elas fossem essas mãos 
Solitárias e puras 
Que eu sonhei ter. 

Recomendo-vos Sophia! Eu, voltarei! Porque gosto do seu apelo! 

Nas praias que são o rosto branco das amadas mortas 
Deixarei que o teu nome se perca repetido 

Mas espera-me: 
Pois por mais longos que sejam os caminhos 
Eu regresso.


Graciosa Reis
Professora Bibliotecária

4 de novembro de 2019

Maratona de Leitura - Palavras & Harmonias (Centenário de Sophia)

Para assinalar o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, a biblioteca escolar vai realizar, no dia do seu nascimento, uma maratona de leitura com  acompanhamento musical. 

Participe! Venha ler ou simplesmente assistir!




2 de novembro de 2019

Centenário do nascimento de Jorge de Sena





Os Trabalhos e os Dias

Sento-me à mesa como se a mesa fosse o mundo inteiro
e principio a escrever como se escrever fosse respirar
o amor que não se esvai enquanto os corpos sabem
de um caminho sem nada para o regresso da vida.

À medida que escrevo, vou ficando espantado
com a convicção que a mínima coisa põe em não ser nada.
Na mínima coisa que sou, pôde a poesia ser hábito.
Vem, teimosa, com a alegria de eu ficar alegre,
quando fico triste por serem palavras já ditas
estas que vêm, lembradas, doutros poemas velhos.

Uma corrente me prende à mesa em que os homens comem.
E os convivas que chegam intencionalmente sorriem
e só eu sei porque principiei a escrever no princípio do mundo
e desenhei uma rena para a caçar melhor
e falo da verdade, essa iguaria rara:
este papel, esta mesa, eu apreendendo o que escrevo.

Jorge de Sena

1 de novembro de 2019

Prémios Nobel 2019









MIBE - Resultados da atividade Bibliotablet - "Conhecer a BE"

Nos dias 29 e 30 de outubro, as turmas do 7.º ano e de PLNM participaram na atividade proposta pela biblioteca escolar, no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE).

Para conhecerem um pouco melhor a biblioteca, os alunos tinham como tarefa responder a um questionário de 19 perguntas, num total de 28 pontos. Os alunos constituíram grupos e através de um tablet/smartphone acederam ao blogue da biblioteca onde estava publicado o link do questionário "Conhecer A BE da ESPAB". https://forms.gle/4oVNVtUPzvMtphCt6


Os vencedores, por turma, foram os seguintes:

7.º A - grupo constituído por Luana Moura e Inês Severino - 18 pontos

7.º B - grupo constituído por Joana Penedo, Micael Rosário, João Tomé e Jorny dos Reis - 18 pontos

7.º C - grupo constituído por Lucas Vilhena, Simão Silva e Júlia Pinto- 21 pontos

PLNM - grupo constituído por Daniel Wilenkin, Eva Cruz e Maria Wilenkin - 21 pontos


O questionário apresentava ainda duas questões que permitiram avaliar o grau de dificuldade da atividade e o grau de satisfação dos alunos. Assim, num universo de 20 respostas o resultado foi o seguinte:












28 de outubro de 2019

MIBE - Bibliotablet - Conhecer a BE



Integrada nas comemorações do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), a atividade - Bibliotablet - destina-se aos alunos do 7.º ano.


Acompanhados por um professor, num calendário definido (29 e 30 de outubro), os alunos divididos em  grupos  terão acesso  um tablet a fim de responder ao quiz "Conhecer a BE da ESPAB". 


Para aceder ao questionário clicar no link seguinte:




MIBE - Ler na BE

No dia 28, leu-se, e muito, na BE da ESPAB.
Parabéns, aos jovens leitores que de forma entusiasta assinalaram o Dia da Biblioteca Escolar. 
Adorei ter-vos na biblioteca. 

Esta atividade substituiu "Conta-me histórias... daquilo que eu não li" que, devido a um imprevisto, não se realizou como estava planificada. 













24 de outubro de 2019

MIBE - Encontro com Celina Arroz

No dia 23, a autora Celina Arroz, esteve na biblioteca escolar para falar com alguns alunos sobre a importância da leitura e da escrita. 
Estiveram presentes as turmas D, E e F do 10.º ano e a turma do 1.º ano do Curso profissional Técnico Animador Sociocultural. 
Os alunos ouviram atentamente a exposição da autora e foram colocando algumas questões. Foi uma atividade motivadora  no sentido de abrir novas perspectivas, no âmbito da leitura e da escrita.
Obrigada, Celina pela simpatia e disponibilidade.




18 de outubro de 2019

MIBE - Projeto CosmoESPRESSO

Após a palestra da manhã, decorreu, ainda durante a tarde, uma sessão de trabalho com os alunos do projeto CosmoESPRESSO - Clube da Ciência. Os alunos de 10.º 11.º e 12.º anos, membros do Clube da Ciência, foram desafiados a programar, em phyton, a órbita de Mercúrio à volta do Sol.
O lanche na biblioteca serviu para repor as energias.

O nosso agradecimento ao investigador, Dr. Carlos Martins, que dinamizou as duas atividades.




17 de outubro de 2019

MIBE - Palestra

No dia 16 de outubro, decorreu a palestra com o astrofísico Dr. Carlos Martins sobre “Teoria da Relatividade Geral e Relatividade Restrita”, dirigida aos alunos de F.Q.-A, 10.º e 11.º anos e Física 12.º ano.






10 de outubro de 2019

MIBE - Ler Mais, Comer Melhor

De 10 a 17 de outubro decorreu na ESPAB a atividade Ler Mais, Comer Melhor integrada no Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE).
BE, SPO e GES colocaram, à comunidade educativa, a seguinte questão:
Alimentação e Cérebro, Casam?

SIM ou NÃO?


Seja qual for a resposta, prescrevemos a mesma receita: Requisite um livro na BE e receba uma peça de fruta e um marcador.
(Os marcadores foram elaborados pelos alunos do curso profissional Técnico de Apoio Psicossocial.)

Relembramos que no dia 10 se assinala o Dia Mundial da Saúde Mental e que a 16 se celebra o Dia Mundial da Alimentação.

Faz sentido, agora?





Eis algumas fotos que retratam a iniciativa
: