Iniciou hoje a exposição José Saramago - Prémio Nobel há 20 anos. Esta ficará patente na biblioteca escolar até ao fim do mês. Estão previstas outras atividades para assinalar esta efeméride das quais daremos conta à medida que se forem realizando. Visite-nos.
Divulgação e partilha de atividades, eventos, leituras, projetos, escrita criativa, novas aquisições para o fundo documental, ligações a sítios na web, artigos de interesse, ...
8 de outubro de 2018
3 de outubro de 2018
27 de setembro de 2018
Aos leitores
Ler é um prazer. Mas só para alguns. Para quem cresceu entre livros, por exemplo, e conquistou, a cada página lida, o gosto pela leitura. Ao mesmo tempo, descobriu que cada livro guarda dentro outros mundos, outras pessoas, outros lugares, outros tempos, outras memórias, outras formas de ser, de estar, de sentir, de comunicar, de rir... E essa descoberta, intimamente ligada à preservação da capacidade de espanto que caracteriza a infância, terá sempre alimentado a vontade de continuar a ler. Por prazer, não por obrigação.
Não é muito diferente do que acontece com outras atividades que preenchem o nosso quotidiano, como comer ou fazer exercício físico. Comer pode ser um prazer, para quem desde cedo aprendeu a distinguir o sabor dos alimentos; fazer exercício físico também pode ser um prazer, para quem cresceu a fazer cambalhotas e pinos, a jogar à bola e a correr atrás dos amigos. É certo que todas estas atividades, sendo à partida naturais, implicam depois uma decisão e uma prática. No caso da leitura, essa decisão e essa prática dependem, muitas vezes, de quem nos rodeia: das famílias, dos amigos, dos professores... Se quem nos rodeia tiver a capacidade de nos contaminar com boas leituras, leituras que alimentem a nossa curiosidade e estimulem a nossa imaginação, de certeza que cresceremos leitores.
É também esse o momento em que se torna fundamental o papel do Plano Nacional de Leitura, fornecendo coordenadas para que a leitura se torne um prazer, isto é, sugerindo livros capazes de entusiasmar não apenas os que já são leitores, como aqueles que ainda não são. Funciona como um mapa, útil em qualquer viagem, sobretudo em viagens por territórios desconhecidos, e pode ser usado para orientar leitores de todas as gerações. Assim como para dar pistas para que as famílias e os professores saibam o que partilhar com os leitores mais novos, e até entre si.
Essa troca — de professores com alunos, de famílias com professores, de pais com filhos — é essencial para formar leitores e para, no meio das dezenas de livros que são diariamente publicados em Portugal, distinguir os melhores. Só deste modo será possível criar uma rede em que os livros, escolhidos por especialistas, possam circular pelas mãos dos leitores, os que já o são e os que se tornarão. A leitura implica essa prática. E essa conquista.
Setembro 2018 | Plano Nacional de Leitura 2027
16 de setembro de 2018
Francês - 7.º ano
Olá! Segue as orientações da tua professora. Bom trabalho e diverte-te!
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScMpyPniNGAbIJqVikFZ8Sh2efz17PmthCLYwzG803mSeSOMQ/viewform
14 de setembro de 2018
Desafio de leitura
Desta vez, o Desafio de Leitura vai decorrer ao longo do ano letivo. Destina-se a alunos, pais e encarregados de educação, funcionárias e docentes.
Participem!! Inscrevam-se!!!
Para mais informações, dirijam-se à BE.
11 de setembro de 2018
Selo Escola Saudável - nível III
Em resultado da candidatura ao Selo Escola Saudável, apresentada por esse Agrupamento/Escola informamos que lhe foi atribuído o nível mais elevado, Selo Escola Saudável - Nível ll (avançado). Esta atribuição será válida pelo período de dois anos, de acordo com o Regulamento.
Felicitamos toda a comunidade educativa pela menção atribuída, e desejamos que o trabalho, o empenho e o compromisso de todos continuem em função de uma Escola Saudável.
Vivemos hoje num mundo com problemas globais como são as alterações climáticas, os extremismos, as desigualdades no acesso aos bens e direitos fundamentais (em particular na saúde e na educação) acrescidos das crises humanitárias. A vossa Comunidade Educativa mostrou ter crianças e jovens que se empenham na construção de uma Escola que promove a saúde e o bem-estar, refletindo-se igualmente a preocupação em termos sociais e ambientais pelo planeta, compreendendo o que as rodeia e procurando soluções que contribuam para colocar o Mundo na rota de um desenvolvimento saudável, sustentável e inclusivo.
10 de setembro de 2018
5 de julho de 2018
20 de junho de 2018
12 de junho de 2018
Vencedores do concurso de vídeo “Filmar para sensibilizar”
Parabéns aos alunos do 9.º A e do 10.ºB que fizeram excelentes trabalhos, orientados pela professora Rute Riço, para o concurso de vídeo “Filmar para sensibilizar”, promovido pelo Município de Sines no âmbito do programa Bandeira Azul 2018.
Para visualizar os vídeos clicar aqui:
1.º lugar - "Invasores do mar"
Equipa: Bernardo Ribeiro, João Silva, Luana Grilo, Tiago Santos e Mónica Almeida - 9.º A, Escola Poeta Al Berto
2.º lugar - "FilMAR - Consequências de um pequeno ato"
Equipa: Afonso Santos, Francisca Miguel e Gonçalo Paulino - 8.º A, Escola Vasco da Gama
3.º lugar - "Há mar e mar, há poluir e limpar"
Equipa: Beatriz Pedro, Érica Silva, Leonor Simões, Marta Silva e Raquel Pires - 10.º B, Escola Poeta Al Berto
Os vencedores:
1.º lugar - "Invasores do mar"
Equipa: Bernardo Ribeiro, João Silva, Luana Grilo, Tiago Santos e Mónica Almeida - 9.º A, Escola Poeta Al Berto
2.º lugar - "FilMAR - Consequências de um pequeno ato"
Equipa: Afonso Santos, Francisca Miguel e Gonçalo Paulino - 8.º A, Escola Vasco da Gama
3.º lugar - "Há mar e mar, há poluir e limpar"
Equipa: Beatriz Pedro, Érica Silva, Leonor Simões, Marta Silva e Raquel Pires - 10.º B, Escola Poeta Al Berto
4 de junho de 2018
Um Livro, Uma Comunidade (4.ª sessão)
No dia 30 de maio realizou-se mais uma tertúlia, a última deste ano letivo, sobre a obra As velas ardem até ao fim, de Sándor Márai. Estiveram presentes 2 alunos, uma funcionária e seis docentes.
Apesar de poucos, a conversa foi animada com as várias "leituras" sobre o livro em questão. Para alguns presentes, a leitura deste livro foi uma boa descoberta.
Apesar de poucos, a conversa foi animada com as várias "leituras" sobre o livro em questão. Para alguns presentes, a leitura deste livro foi uma boa descoberta.
1 de junho de 2018
Dia Mundial da Criança
Este ano, a BE assinalou o dia com uma exposição de postais antigos, gentilmente cedidos e selecionados, pelo Senhor Henrique Silva, pai de uma colega nossa e membro da equipa da biblioteca.
17 de maio de 2018
Aventura na Escola - no Rasto dos Media
Retrospetiva da atividade realizada no âmbito da Semana dos Media.
A estação "No rasto dos Media", localizada na BE, integrou a Aventura na Escola.
Foi muito divertido e aprendemos muita coisa.
3 de maio de 2018
Aventura na Escola - no Rasto dos Media
Este ano a "Semana dos Media" coincide com a atividade "Aventura na Escola". A equipa da BE decidiu juntar 2 em 1.
Segue as orientações das perguntas e consulta os jornais. As tuas respostas devem estar corretamente escritas.
Respeita os sinais de pontuação, os acentos e as maiúsculas como constam no jornal/revista.
Caso contrário, a pontuação atribuída será 0 (zero)
25 de abril de 2018
24 de abril de 2018
Miúdos a Votos - eleição
No dia 23 de abril , Dia Mundial do Livro, os miúdos do 3.º ciclo votaram no livro mais fixe. Apenas os alunos do 7.º e 8.º anos puderam participar na atividade porque os do 9.º ano encontravam-se em visita de estudo.
Publica-se a lista dos mais votados e algumas fotos que marcaram o ato eleitoral.
17 de abril de 2018
Miúdos a Votos - 3.º Ciclo
Se frequentas o 3.º ciclo, participa na atividade Miúdos a votos.
No dia 23 de abril , Dia Mundial do Livro, vão decorrer eleições na tua biblioteca escolar, entre as 9.30 e as 12.00 horas. Consulta o documento "Como votar" e a lista dos livros nomeados, aqui publicados e expostos na BE.
Participa! Vota no livro mais fixe!
Como votar:
Lista dos livros nomeados: (aqui)
12 de abril de 2018
Semana da leitura - Inquérito de satisfação
Se participou ou assistiu a uma das atividades no âmbito da "Semana da Leitura, agradecemos que avalie a atividade, acedendo ao link seguinte:
9 de abril de 2018
Conta-me histórias... daquilo que eu não li - Retrospetiva
No dia 23 de março, no âmbito da Semana da Leitura, realizaram-se mais duas sessões do Conta-me histórias... daquilo que eu não li. Desta vez, estiveram presentes as quatro turmas do 8.º ano acompanhadas pelas professoras de português e francês.
É puro encantamento assistir a uma performance (leitura expressiva e acompanhamento musical) deste grupo de três elementos. Também desta vez, adorámos ouvir e ver-vos.
23 de março de 2018
22 de março de 2018
Conhecemos o nosso património local?
No âmbito da disciplina de História, solicita-se o preenchimento deste inquérito.
grata pela vossa colaboração.
grata pela vossa colaboração.
21 de março de 2018
Dia da Árvore
As árvores crescem sós. E a sós florescem.
Começam por ser nada. Pouco a pouco
se levantam do chão, se alteiam palmo a palmo.
Crescendo deitam ramos, e os ramos outros ramos,
e deles nascem folhas, e as folhas multiplicam-se.
Depois, por entre as folhas, vão-se esboçando as flores,
e então crescem as flores, e as flores produzem frutos,
e os frutos dão sementes,
e as sementes preparam novas árvores.
E tudo sempre a sós, a sós consigo mesmas.
Sem verem, sem ouvirem, sem falarem.
Sós.
De dia e de noite.
Sempre sós.
Os animais são outra coisa.
Contactam-se, penetram-se, trespassam-se,
fazem amor e ódio, e vão à vida
como se nada fosse.
As árvores não.
Solitárias, as árvores,
exauram terra e sol silenciosamente.
Não pensam, não suspiram, não se queixam.
Estendem os braços como se implorassem;
com o vento soltam ais como se suspirassem;
e gemem, mas a queixa não é sua.
Sós, sempre sós.
Nas planícies, nos montes, nas florestas,
a crescer e a florir sem consciência.
Virtude vegetal viver a sós
e entretanto dar flores.
António Gedeão
Inquérito de satisfação - Jour du français
Este questionário tem como objetivo avaliar o grau de satisfação da atividade "Jour du Français", realizada no dia 8 de março de 2018.
13 de março de 2018
Um Livro, Uma Comunidade
No dia 7 de março, integrada na Semana da Leitura, realizou-se mais uma tertúlia, desta vez, sobre a obra A Gorda, de Isabela Figueiredo. Estiveram presentes 4 alunos, uma encarregada de educação, uma funcionária e seis docentes.
A conversa foi animada com várias "leituras" sobre este livro em concreto e sobre a escrita da escritora. Foram ainda apresentadas, para a próxima tertúlia a realizar em maio, sugestões de leituras e optou-se por As velas ardem até ao fim, de Sándor Márai.
9 de março de 2018
7 de março de 2018
6 de março de 2018
Site sobre Doenças Autoimunes - Biologia 12º ano
No âmbito do trabalho de projeto de Biologia -12.º ano, os alunos Bárbara Tomás, Beatriz Gonçalves, Joana Mata e Rafael Cruz construíram um site informativo sobre doenças autoimunes, que se divulga aqui .
Navega, informa-te e aprende sobre estas doenças.
22 de fevereiro de 2018
Desafio de leitura 2017
Publica-se a apresentação que contém os livros lidos, no âmbito do Desafio de Leitura, por alunos, funcionários e professores da escola. O desafio decorreu ao longo do ano de 2017.
Não foi possível integrar os livros de todos os participantes porque alguns professores e alunos não permaneceram na escola a partir de setembro 2017.
Não foi possível integrar os livros de todos os participantes porque alguns professores e alunos não permaneceram na escola a partir de setembro 2017.
16 de fevereiro de 2018
15 de fevereiro de 2018
Semana da Internet mais Segura
Este ano para assinalar o Dia da Internet Mais Segura (6 de fevereiro), a Biblioteca Escolar (BE), em articulação com o professor da disciplina de TIC, promoveu várias sessões de sensibilização sob o tema "Cria e partilha com responsabilidade: uma Internet melhor começa contigo!"
Assim, na segunda-feira, dia 6, as quatro turmas do 8.º ano deslocaram-se com o professor de TIC à BE para assistirem às respetivas sessões.
Foram aulas diferentes e um pouco mais dinâmicas. Os alunos envolveram-se nas discussões promovidas quer pela professora bibliotecária quer pelos professores presentes.
No final preencheram um pequeno inquérito de satisfação (publicamos o resultado da avaliação).
Retrospetiva fotográfica:
Avaliação da atividade:
Subscrever:
Mensagens (Atom)