Durante o mês de dezembro realizou-se o 1º Concurso: Conto de Natal, cujo tema foi A solidariedade.
O concurso teve como objetivos:
- Estimular o gosto pela leitura e pela escrita criativa;
- Incentivar a reflexão sobre os valores humanos e sociais, nomeadamente a solidariedade;
- Valorizar o talento literário dos alunos e promover a expressão artística e cultural;
- Fomentar o espírito natalício através da partilha de histórias e mensagens positivas.
Na categoria dos 13 aos 15 anos (ensino básico), foram vários os participantes que concorreram, quer individualmente, quer em grupo.
O grande vencedor nesta categoria foi a aluna Lia Campos do 7ºA, com o conto intitulado O amigo secreto.
À grande vencedora foi atribuído um prémio, pela professora bibliotecária, e lançado o desafio para ir divulgar o seu conto à população Sineense, através da rádio local, Rádio Sines.
O conto vencedor pode ser lido aqui:
O amigo secreto
Olá, eu sou a Maria e eu vou contar a história da noite de Natal mais agitada, divertida e a atrevo-me a dizer que se calhar a melhor, mas vamo-nos deixar de lamechices e começar a história.
Na primeira semana do mês de dezembro chegou um rapaz novo à minha sala de aula e eu reparei que ele tinha umas roupas meio rasgadas e cheias de remendos e claro que alguns rapazes e até raparigas começaram a gozar com ele mas eu não, até senti pena dele por ele estar ali com toda a gente a rir-se dele. Até que, ele não aguentou e saiu a correr da sala e eu fui atrás dele. Perguntei-lhe porque estava com a roupa toda rasgada e ele respondeu-me que tinha acabado de chegar de África e que a mãe dele não tinha muito dinheiro.
Voltámos a entrar na sala e não paramos de conversar a aula inteira até que a professora veio com a conversa de tirar o papel para o amigo secreto; a mim, calhou-me ele; desculpa o nome dele é Leonardo, voltando à história. Assim que vi o papel sabia logo o que lhe dar, mas quando ele olhou para o papel ficou assustado.
Cheguei a casa e fui contar aos meus pais tudo o que tinha acontecido na escola e a minha ideia para o amigo secreto e fomos diretos às compras.
Uns dias depois na escola foi o dia de dizer quem eram os nossos amigos secretos, fui a primeira e logo mostrei o meu presente que eram roupas novinhas em folha da Zara, para o Leonardo. Ele olha para mim com os olhos a lacrimejar e muito emocionado agradeceu-me pela prenda e até me abraçou.
Quando foi a vez dele, limpou as lágrimas, foi para a frente da turma e cheio de vergonha disse que seu amigo secreto era a Joana, uma das meninas mais ricas e populares da escola, o seu presente era um boneco de pano feito à mão pela sua mãe. Ela olhou para aquilo e desatou a rir e ainda se virou para ele e disse:
- Achas que uma pessoa como eu quer uma prenda destas?
Logo em seguida a turma toda começou a rir e ele saiu a correr da sala e nunca mais o vimos, nem eu nem ninguém.
Na véspera de Natal vi-o a ele e à sua mãe ao pé de um supermercado que fica perto de minha casa- Eu estava com a minha mãe e disse-lhe que aquele era meu amigo da escola que lhe tinha falado em casa. Virei-me para ele e perguntei-lhe o que iria fazer na noite de Natal e ele respondeu-me que não ia fazer nada que provavelmente só iria dormir ali mesmo naquele lugar. Olhei para ele, depois para a minha mãe, e perguntei-lhe se eles poderiam passar a noite de Natal connosco. A minha mãe concordou e fui perguntar ao Leonardo e à sua mãe se queria juntar-se a nós na consoada. Eles meio duvidosos olharam um para o outro e o Leonardo acenou que sim à mãe, e acabaram por aceitar.
E foi assim que o meu pequeno gesto aqueceu o coração de duas pessoas maravilhosas.
E já agora o Leonardo e a sua mãe já não moram na rua, moram connosco!
Lia Campos 7ºA
Sem comentários:
Enviar um comentário
É muito importante, para quem faz a gestão deste blogue, ter a sua opinião sobre os artigos publicados. Participe!! Deixe o seu comentário!!