21 de fevereiro de 2025

Dia da Internet Mais Segura- Retrospetiva

 No dia 11 de fevereiro assinalou-se o Dia da Internet Mais Segura. Neste contexto, e visando alertar e informar os alunos sobre os perigos do uso excessivo/mau uso da internet e dar-lhes sugestões alternativas de ocupação dos tempos livres, no dia 13 de fevereiro, pelas 10h 25 realizou-se, na Biblioteca Escolar, uma sessão sobre Ocupação de Tempos Livres, em parceria com o Informa, tendo como moderadora a Psicóloga Elisabete do Vale (SPO). Estiveram presentes quatro convidados: Nuno Bogas (Sines PadelClub), PauloSilva (Vasco da Gama Atlético Clube), Jorge Ferrer (Academia de Ginástica de Sines) e Sérgio Santos (Sines Surf Clube). Assistiram a esta sessão, com muita atenção, participação e colocação de dúvidas, as turmas B, C e F do 8.ºano.

O nosso agradecimento a todos os participantes!
















3 de fevereiro de 2025

Biblioterapia | 3.ª Sessão | Natureza



Na passada sexta-feira, dia 31 de janeiro, decorreu, na Biblioteca Escolar, a terceira sessão de biblioterapia.

A psicóloga, Dr.ª Ana Sousa iniciou a sessão lembrando que o tema era a Natureza uma vez que os alunos estavam envolvidos num projeto neste âmbito e para o qual tinham de ler O Homem que plantava árvores, de Jean Giono e a partir do qual tinham escrito frases ou feito alguns desenhos. estes foram mostrados e/ou lidos durante a sessão.

No decorrer da sessão a psicóloga leu excertos de Aquário, de Capicua; Tudo é Sempre Outra Coisa, de João Pedro Mésseder e o Livro dos ressignificados, de Akapoeta. 






 

Um Livro, Uma Comunidade - Tertúlia


Realizou-se no dia 29 de janeiro, na BE, pelas 14h30m, a terceira Tertúlia do ano letivo. Desta vez falámos de livros marcantes da literatura de autores negros.

Estiveram presentes 5 tertuliantes entre professores, e assistentes operacionais. Notámos a ausência dos alunos habituais.
Os presentes falaram das suas leituras, leram excertos e ainda houve tempo para refletirmos sobre as temáticas presentes nos livros..
Para a próxima tertúlia, a realizar em março na Festa da Leitura, vamos LER Camões.
A BE apresentará sugestões de leitura que ficarão expostas na biblioteca e divulgadas no blogue.

No final, decorreu o nosso chá, já tradicional, proporcionando momentos de convívio sempre aconchegantes e agradáveis.



29 de janeiro de 2025

Encontro com Isabel Rio Novo


Ontem, de manhã, na biblioteca escolar celebrámos Camões e, de certa forma, Vasco da Gama.
Alunos, professores, funcionários e outros amigos deste mundo dos livros tiveram o privilégio de ouvir Isabel Rio Novo, a autora da biografia de Luís Vaz de Camões, 𝑭𝒐𝒓𝒕𝒖𝒏𝒂, 𝑪𝒂𝒔𝒐, 𝑻𝒆𝒎𝒑𝒐 𝒆 𝑺𝒐𝒓𝒕𝒆, editada pela Contraponto.
O poeta caricaturado por alunos de Artes do 12.º ano marcou presença e esteve bem atento às explicações claras, rigorosas e apaixonantes da sua biógrafa. Tal como nós, que bebemos as suas palavras, saiu tão satisfeito desta conversa, de hora e meia, que quis mesmo acompanhá-la até Vila Nova de Gaia.
Isabel Rio Novo cativou-nos com o seu conhecimento bem fundamentado e as suas explicações detalhadas e precisas e, sobretudo, motivou-nos para a leitura desta belíssima biografia que tão bem eleva a genialidade do poeta e demonstra as fragilidades e infortúnios do homem que viveu “um momento excecional da história da humanidade” e que teve "engenho e arte" para escrever a obra maior da nossa Literatura.
Até breve, Isabel Rio Novo. Adorámos.




20 de janeiro de 2025

Encontro com a escritora Isabela Figueiredo

Decorreu, na passada quinta-feira, dia 16 de janeiro, na Biblioteca Escolar, um encontro com a escritora Isabela Figueiredo. Esteve acompanhada pelo Representante da Leya, José Berrucho, a quem agradeço todo o apoio. 
No encontro, que decorreu no final da manhã, estiveram presentes alunos e professores e algumas amigas do mundo dos livros. 

Foram cerca de duas horas de conversa. A Isabela  como excelente comunicadora respondeu a todas as perguntas colocadas por alunos e professoras e falou-nos abertamente do seus três livros e, por inerência, da sua vida (ou de uma parte), já que dois dos seus livros são autobiográficos - Caderno de Memórias Colonias e A Gorda.  
Foi gratificante perceber que os alunos aderiram à conversa e que ficaram curiosos e com vontade de ler os  livros. Posso afirmar que de tarde, um grupo de alunas requisitou os livros para os lerem durante a interrupção do semestre. Quando assim acontece, podemos referir, com prazer e satisfação, que o objetivo de motivar para a leitura foi conseguido.  

A Isabela no final da sessão, ainda, ofereceu 3 livros - Um Cão no Meio do Caminho - a alunos que festejam o seu aniversário no mês de janeiro e que, sabiamente, responderam às perguntas da escritora. 

Após a conversa, houve autógrafos e algumas fotografias.

Agradecemos à Isabela Figueiredo a sua simpatia e disponibilidade. As opiniões foram muito positivas e, como já o referi, conquistou mais alguns leitores.