9 de fevereiro de 2024

2.ª Fase - Concurso Leituras na Planície

No dia 6 de fevereiro, aconteceu na biblioteca escolar a 2.ª fase do Concurso de leitura expressiva Leituras na Planície. Foi uma manhã de ansiedade e de festa em torno da leitura e dos livros.

39 alunos compareceram à chamada e, sob a escuta e o olhar atentos das três juradas, leram excertos de História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luís Sepúlveda (7.º ano); Os Sonhadores, de António Mota (8.º ano); Famílias em construção, de Margarida Fonseca Santos (9.º ano); poemas de Manuel António Pina (10.º ano) e de Manuel Alegre (11.º ano). No 12.º não tivemos, este ano, alunos inscritos para ler o belíssimo poema, de Eugénio de Andrade,  selecionado pela equipa da biblioteca. 

Para alguns alunos mais ansiosos (todos sabemos que nestes momentos nem sempre conseguimos gerir as nossas emoções) e mais inseguros (também sabemos que nem todos encaram estas atividades com o empenho desejado) ler e ser apreciado e avaliado por três pessoas que dedicam muito do seu tempo profissional e pessoal à leitura, não é tarefa fácil e para alguns revelou-se um pouco mais complicado.

Inscrever-se num concurso de leitura, seja ele qual for, é um ato de coragem que requer, contudo, trabalho, responsabilidade e respeito para quem nos ouve (pares, professores, juradas, pais, familiares, outros) porque LER, juntar letras, sílabas e palavras, todos sabemos, mas LER BEM, com fluidez, com sentido e com emoção é bem mais complexo e requer muito treino, muitas horas de leitura.

Segundo Eugénio Lisboa, no seu livro Vamos Ler! Um Cânone para o leitor relutante (2021) “O leitor deve reagir, deve focar um olhar dinâmico, enriquecedor e crítico naquilo que lê. O leitor deve pensar naquilo que lê. O bom leitor (sublinhado meu) deve ser um leitor atento, demorado e crítico, não um absorvente passivo e indolente daquilo que lê. (…) Não chega, portanto, gostar de ler, embora seja importante – é preciso gostar de ler, pensando.”

Assim, o aluno/o leitor quando se candidata a um concurso de leitura ou mesmo quando faz uma apresentação de um livro deve ler, reler, quantas vezes for necessário, para se inteirar das palavras e se apoderar do sentido, da mensagem. Só desta forma conseguirá ler com fluidez, com emoção, com prazer.
Faltou este trabalho a alguns (poucos) alunos. Certamente que numa outra oportunidade farão melhor porque participar também é aprendizagem!

Quero dar os parabéns a TODOS os alunos e alunas que se inscreveram e participaram neste concurso, nesta partilha sempre agradável de leitura.

Quero agradecer às professoras de português que souberam motivar os seus alunos.

Quero agradecer à diretora sempre recetiva e apoiante destas iniciativas.

Quero agradecer à minha equipa da biblioteca escolar e a dois alunos (Margarida e Vasco) que selecionaram os excertos e os poemas e apoiaram na organização da iniciativa.

Quero finalmente, agradecer e congratular as minhas comparsas de leitura, de Boas Leituras – Ana Zorrinho, Cristina Fernandes e Fátima Nunes, por terem aceitado prontamente o meu convite e por terem desempenhado, de forma atenta e crítica, a ingrata função de ouvir e avaliar jovens leitores. Todos, os presentes, tiveram a perfeita noção de que não foi fácil pois registaram-se leituras excelentes e o facto de, apenas, se apurar um aluno por ano de escolaridade ainda dificultou mais a decisão final. Tenho a certeza absoluta de que, em certos anos, o/a vencedor/a foi decidido por pormenores.

Antes de referir o nome dos alunos apurados para a fase seguinte, quero, ainda, pedir desculpa por algo que tenha corrido menos bem. Para mim, fica claro que a responsabilidade de levar a bom termo este, e outros, eventos é de todos os envolvidos e que com os erros e as falhas também aprendemos e crescemos.

Agora, sim, indico os nomes das alunas apuradas para a fase seguinte (sim, foram só alunas): Maria Eduarda, Mariana Santos, Leonor Rodrigues, do 3.º ciclo; Margarida Carreira e Sara Moreira do ensino secundário.
Como suplentes ficaram os alunos: Carolina Carvalho, Maria Monteiro, Gonçalo Mestre, do 3.º ciclo e Inês Severino do ensino secundário.

Os meus parabéns!  Desejo às alunas apuradas um excelente desempenho na prova de pré-seleção e espero acompanhá-las à final que se realizará em Évora, no dia 27 de maio e não no dia 29 como já anunciado.



2.ª fase Concurso Leituras na Planície - Kizoa Movie Maker





Sem comentários:

Enviar um comentário

É muito importante, para quem faz a gestão deste blogue, ter a sua opinião sobre os artigos publicados. Participe!! Deixe o seu comentário!!