No âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, realizaram-se, nos dias 25 e 26 de outubro, na biblioteca escolar, dois encontros com a autora Ana Zorrinho, onde se teceram histórias de um tempo só e de todos os tempos…
Com a participação de várias turmas e respetivos docentes, Ana Zorrinho vestiu-se e despiu-se, deixou-se ver e sentir e não exigiu menos dos presentes. Impossível não viver (n)as suas histórias, não vivenciar ou não recordar aquele(s) tempo(s), personagens, espaço(s), cheiros, sentimentos.
Com Maria revisitámos as nossas avós, mulheres fortes, muitas vezes sós, que esperam, são pacientes, mas que irradiam vida, dão colo, são facilitadoras, criam memórias.
Na história Em Nome do Pai convivemos e sofremos com a miséria de uma família, a devastação e violação causadas pelo(s) abuso(s) do álcool, a impossibilidade de fugir a um destino traçado, a solidão, a ausência de carinho e o abandono a que são votadas as crianças, o silêncio cúmplice da aldeia, uma mulher que ajuda, antes “só vivia”, depois arranjou vida.
No final do segundo encontro, Ana brindou-nos, ainda, com uma comovente leitura do poema Aniversário, de Álvaro de Campos. Quem não conhecia o poema ficou, decerto, motivado para a leitura de outros poemas.
Estes encontros foram de uma riqueza enorme, por muitas e belas palavras usadas, não os conseguimos descrever. Só mesmo quem viu, ouviu e sentiu, pode guardá-los na memória e fazer deles outras “Histórias de um tempo só”!
Sem comentários:
Enviar um comentário
É muito importante, para quem faz a gestão deste blogue, ter a sua opinião sobre os artigos publicados. Participe!! Deixe o seu comentário!!