2 de fevereiro de 2021

Um Livro, Uma Comunidade - Tertúlia Literária

 

No dia 27 de janeiro realizou-se mais uma tertúlia literária, sendo a segunda deste ano letivo. 

Na sessão anterior (25 de novembro), em regime ainda presencial, ficou decidido que as  leituras para a  3.ª tertúlia, incidiriam sobre literatura de viagens. Viajar através dos livros, também é uma forma de viajar, já que não o podemos fazer de outra forma... 
Assim, no dia agendado, juntámo-nos, já via Google Meet, e tivemos uma conversa animada com a apresentação de vários livros. Lamentamos o facto de os alunos estarem representados apenas por um elemento, mas como se encontravam em interrupção letiva não puderam participar, apesar de convidados. 
 Confesso, que gostei muito desta sessão porque cada "tertuliante" apresentou um ou  dois livros e foi surpreendente a diversidade de títulos e de autores apresentados. 
É, no entanto, diferente em relação às sessões presenciais  porque não  folheamos os livros dos outros, não convivemos à volta da mesa bebendo um chá de ervas da D. Cristina e saboreando um bolinho. 
Participaram ainda assim, 11 docentes, 1 funcionária e 1 aluna do ensino secundário.
Fica o registo fotográfico das presenças e uma imagem com as capas dos livros lidos e apresentados e ainda uma opinião sobre o livro, Uma Viagem à Índia, de Gonçalo M. Tavares.
O tema selecionado para a tertúlia de março, a realizar na Semana da Leitura, é sobre literatura portuguesa no feminino. Será publicada no blogue uma apresentação da professora bibliotecária com sugestões de leitura. 









11 comentários:

  1. Como foi bom poder viajar em tempos de confinamento!
    Que bem nos fez partilhar leituras, partilhar viagens e poder esquecer, por alguns momentos, que temos de ficar em casa.
    Agradeço à BE e às participantes terem-me levado a viajar, a sair de casa, a sair das preocupações, a sentir-me de novo live.
    Até à próxima tertúlia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Dulce. Normalmente, é sempre um momento agradável de partilha de leituras e de convívio e em tempo de confinamento ainda mais.
      Até á próxima, em março.
      Graciosa Reis

      Eliminar
  2. Foram viagens com muita cor e sabor...
    A grande diversidade de livros permitiu viajar para lá da minha janela (de onde vejo a escola deserta e triste). Por isso agradeço a quem proporciona e participa nestas tertúlias. Vamos continuar e incrementar o grupo "tertuliante";)
    Fiquem bem!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Glória por participares nestas viagens.
      Conto contigo para animares o nosso já conceituado grupo "tertuliante"
      Graciosa Reis

      Eliminar
  3. Que bom é poder viajar em tempos que nos prendem os movimentos, mas não nos prendem os pensamentos men amarram a nossa imaginação.
    Obrigada pelo tempo tão agradável partilhado por todas.
    Até ao próximo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cristina, nós é que agradecemos a tua presença, as tuas leituras e opiniões sempre interessantes e construtivas.
      Até março, no feminino.

      Eliminar
  4. Quem lê nunca está só!

    Foi a segunda tertúlia à distância e correu muito bem. Atrevo-me a dizer que até foi melhor do que a primeira, talvez porque estejamos mais familiarizados com o digital. Foi uma oportunidade para rever os “tertuliantes” militantes e viajar através das obras apresentadas. Como sempre, conhecia algumas, outras não. Foi engraçado verificar que o livro de Fernando Pessoa “Lisboa: o que o turista deve ver / What the tourist should see” foi traduzido para a língua francesa.
    Um dos objetivos da tertúlia é, indubitavelmente, estimular o gosto pela leitura, pelo que, assim que acabou a sessão, fui pesquisar obras para o próximo encontro e, neste momento, já estou a ler “Apneia”, de Tânia Ganho, uma das sugestões da nossa anfitriã. “Eliete” de Dulce M.ª Cardoso está ali na fila, não sei se terei tempo…
    Na senda da leitura portuguesa no feminino, sugiro a grande M.ª Judite de Carvalho, “Tanta gente Mariana”. Leiam porque vale mesmo a pena.
    Obrigada a todos pela partilha e por acrescentarem sempre qualquer coisa à nossa existência, que, atualmente, está a precisar de esperança e boas vibrações.
    Saúde e boas leituras!
    Célia Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Célia pelo teu comentário.
      É bem verdade que "Quem lê nunca está só!"
      E partilhar leituras e sugestões é sem dúvida uma excelente maneira de conviver e, no caso, de viajar em circunstâncias tão adversas.
      Também gostei muito desta tertúlia, foi muito rica porque diversificada.
      Como dizes, e bem, aprendemos sempre algo.
      Espero que gostes de "Apneia" e quanto à tua sugestão da M.ª Judite de Carvalho, concordo contigo e consta da lista que apresentei como sugestões de leitura para a próxima tertúlia.
      Até março. Fica bem e boas leituras na companhia da Tânia Ganho e da Dulce Maria Cardoso.

      Graciosa Reis

      Eliminar
  5. Dizia um poeta "levou-me um livro em viagem" e, neste caso, não foi um só livro, foram vários, viajamos por terras distantes e por universos narrativos tão variados e tão agradáveis...
    Para a literatura escrita no feminino, não sei se posso sugerir uma autora húngara: Agota Kristof, com o livro "A prova".

    ResponderEliminar
  6. Efetivamente foi uma bela viagem. Obrigada pelo teu comentário e sobretudo pela tua presença.
    Quanto à sugestão vai ter de ficar para uma próxima tertúlia, desta vez é no feminino, sim, mas de autoras portuguesas.

    ResponderEliminar

É muito importante, para quem faz a gestão deste blogue, ter a sua opinião sobre os artigos publicados. Participe!! Deixe o seu comentário!!