7 de janeiro de 2019

Um Livro, Uma Comunidade - Afonso Cruz

No dia 9 de janeiro realizou-se mais uma tertúlia, a segunda deste ano letivo, sobre o livro Principio de Karenina, de Afonso Cruza. Estiveram presentes quatro alunos, uma funcionária, uma encarregada de educação  e oito docentes. 
A conversa foi animada com as várias leituras sobre o livro em questão e a leitura de alguns excertos. 
A próxima tertúlia realizar-se-á no dia 13 de março. Para a próxima sessão, selecionou-se o autor Eça de Queirós, em detrimento de uma obra, de forma a permitir que os alunos possam optar pela obra que lhes for mais conveniente ler e não ficarem obrigados a uma em específico. 







OPINIÃO

Mais um livro fabuloso de Afonso Cruz. Numa escrita poética, metafórica com descrições cinematográficas, o autor narra a história de uma personagem que conta a sua vida à filha que nunca conheceu. 
Diria que este livro apresenta dois grandes eixos de ideias: rotina, escuridão, medo, infelicidade e novidade, claridade e felicidade. O primeiro imposto pelo pai e seguido pelo filho, o segundo provocado pela chegada da estrangeira. 

“Passados tantos anos, ainda sinto um sabor estranho na boca quando pronuncio a palavra que a tua mãe disse na sala, no dia em que a conhecemos, a palavra que começou o derradeiro ataque contra o edifício que eu construíra com os blocos de pedra da educação paterna.” (p. 101)

Graciosa Reis

Sem comentários:

Enviar um comentário

É muito importante, para quem faz a gestão deste blogue, ter a sua opinião sobre os artigos publicados. Participe!! Deixe o seu comentário!!