Páginas

30 de maio de 2025

Tertúlia Literária

No dia 28 de maio, realizou-se, na Biblioteca Poeta Al Berto, a última tertúlia do ano letivo, onde se leu "Camilo".
Depois de trocarmos ideias sobre os livros lidos, constatámos alguma dificuldade em entrar no "mundo" do autor, sobretudo, devido à linguagem e termos utilizados, dificuldade essa que foi rapidamente ultrapassada quando regressaram as boas memórias de leituras feitas na nossa adolescência, destes clássicos da literatura portuguesa. Através do olhar clínico e da ironia fina de Camilo, constatamos que a crítica social e política continuam, infelizmente, bastante atuais.
No final, não faltou o nosso lanche-convívio, com um belo chá e deliciosos bolos, feitos, com dedicação e carinho, pela Cristina e pela Quitéria.
Para além de espaço de leituras, a nossa Biblioteca é uma espaço de conforto!
No próximo ano letivo, esperam-nos novas aventuras, novos autores, novos tertuliantes...

















26 de maio de 2025

Projeto Todos Juntos Podemos Ler




Projeto Todos Juntos Podemos Ler


Trabalho de leitura e ilustração, com base no livro Ninguém, de Pedro Seromenho, elaborado pelos alunos Beatriz Guerreiro e Catarina Silva (8.º C); Nicolas Medina, Isaac Silva, Gabriel Vilhena e Dinis Almeida (8.º B); Tomás Jesus (9.º B); Daniel Bernardo e Gabriel Figueiras (10.º E); Ângela Lourinho e Tomás Madeira (11.º D), sob a orientação da professora Lara Paiva.

21 de maio de 2025

9 maio - Biblioterapia

No passado dia 9 de maio, decorreu, na Biblioteca Poeta Al Berto, mais uma sessão de Biblioterapia, desta vez sobre o tema da Liberdade. A psicóloga Ana Sousa apresentou o tema e leu poemas de Capicua e de José Luís Peixoto. Os alunos foram convidados a refletir e a elaborar a sua definição de Liberdade/Ser livre. Nas palavras de Ana Sousa: "Um dos benefícios da Biblioterapia é promover o pensamento crítico, constituindo uma estratégia para pensar e debater temas pertinentes para a vida em sociedade. A Biblioterapia é também Liberdade, de Ler, pensar, participar, acolher e cuidar.