Trabalhos realizados pelos alunos do 11.º D, no âmbito da disciplina de História A, orientados pela professora Maria José Amaral.
Divulgação e partilha de atividades, eventos, leituras, projetos, escrita criativa, novas aquisições para o fundo documental, ligações a sítios na web, artigos de interesse, ...
Páginas
▼
29 de abril de 2022
25 de abril de 2022
21 de abril de 2022
18 de abril de 2022
Sugestões de Leitura para a Tertúlia Literária de Maio
Apresentam-se algumas sugestões de leitura, de entre as muitas possíveis, para a próxima tertúlia literária a realizar no dia 25 de maio, Dia de África.
Outras escolhas serão bem vindas, desde que cumpram o critério definido pelos participantes na última sessão, isto é, livro escrito por uma autora nascida em África.
Cada tertuliante é livre de optar! O importante é mesmo LER uma obra de Literatura Africana no Feminino.
(Para facilitar a leitura, abram o documento nos 3 pontos.)
9 de abril de 2022
Apresentação do Livro Murro no Estômago de Paulo Jorge Pereira




A Biblioteca escolar, para assinalar esta efeméride, convidou o escritor Paulo Pereira para uma apresentação do seu último livro 𝑴𝒖𝒓𝒓𝒐 𝒏𝒐 𝑬𝒔𝒕ô𝒎𝒂𝒈𝒐 (Editora 20I20/Influência, 2020) que apresenta a violência doméstica sob diferentes perspetivas (são 7 testemunhos de mulheres relatados na primeira pessoa, seguidos de depoimentos de especialistas).
Ao longo da conversa muito esclarecedora e importante, porque é cada vez mais premente que se fale abertamente desta temática, abordou-se a violência contra as mulheres, contra os filhos e a violência no namoro, bem como de outros assuntos relacionados com o livro e em resposta a algumas questões colocadas pelos alunos.
Estiveram presentes cerca de 90 alunos acompanhados pelos seus professores.
O encontro iniciou com um momento musical magnificamente interpretado pelo quarteto de cordas (alunos do 10.º e 11.º anos - Beatriz, Diana, Narcis e Tuliana) a quem muito agradeço a disponibilidade e a atuação. Foram brilhantes.
De seguida, Ana Zorrinho, convidada especial, leu maravilhosamente o primeiro testemunho "Alice", servindo de mote para a apresentação do livro pelo autor. Obrigada, Ana, isto foi apenas o princípio de uma bela parceria...
Ao Paulo agradeço a sua disponibilidade e gentileza, se não me tivesse contactado, este encontro não teria acontecido. E como já foi referido, é importante falar deste assunto, é importante contar as histórias destas e de todas as mulheres para "que mais ninguém sofra."
Aproveito ainda para divulgar o blogue https://www.livroslidos.pt/ de Paulo Pereira. Se gostam de ler, enviem a vossa leitura (vejam no blogue como o podem fazer); se gostam apenas de ouvir ler os outros, lá encontrarão muitas leituras.
Interculturalidade
Quinta-feira, 7 de abril, a Interculturalidade esteve em destaque na escola, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, em articulação com a Biblioteca Escolar e a Associação Caboverdiana de Sines e Santiago do Cacém.
No período da manhã e na sala polivalente, os alunos do 8.º ano acompanhados pelos docentes da disciplina apresentaram os trabalhos desenvolvidos nas aulas.
Houve ainda um momento de conversa e de esclarecimentos sobre os refugiados, tema particularmente pertinente e atual, dinamizado pelos nossos três convidados e parceiros da Associação Caboverdiana, a Ana, a Elisabete e o Crisanto que mantiveram os alunos atentos e participativos ao longo da atividade. Partindo de um Kahoot, os alunos discutiram, refletiram e responderam às vinte questões colocadas.
No período da tarde, realizou-se um jogo de futebol seguido de um lanche.
1 de abril de 2022
Olhares sobre Al Berto - Retrospetiva
Publicam-se os testos escritos pelos alunos (7.º E, 8.º B e 9.º C)e as ilustrações criadas pelos alunos de artes (12.º F) dando resposta ao desafio colocado no início da atividade.
Ao longo da exposição, os alunos do 8.º D, na aula de português e após a leitura de dois contos - Saga de Sophia de Mello Breyner Andresen e O Conto da Ilha Desconhecida de Saramago, decidiram enriquecer a exposição com textos seus sobre o mar.
Se considerarmos que o mar faz parte integral da obra de Al Berto, fez todo o sentido, para nós, a integração destes trabalhos dos alunos.
(Para ver em ecrã inteiro, abrir nos 3 pontinhos e selecionar essa opção)